domingo, 26 de maio de 2013

Apodi sente o peso dos seus 1.602.659 km²

Os municípios de Apodi e Pau dos Ferros pertencem a Mesorregião Oeste Potiguar, porém são de microrregiões distintas. Microrregião da Chapada do Apodi e Microrregião de Pau dos Ferros respectivamente.

Não pretendo fazer uma explicação técnica dos dados acima, tendo em vista não ter formação nessa área, mas vamos analisar do ponto de vista prático o que pode ter ocorrido, ao longo do tempo, pra que as economias das duas cidades assumirem comportamentos diametralmente opostos.

Primeiro, vamos focar a questão territorial, as duas freguesias ou vilas inicialmente possuíam áreas territoriais semelhantes, Apodi manteve seus quase 1.603 km². Essa vasta extensão territorial, faz com que o município tenha quatro regiões distintas dentro de um mesmo município, com caraterísticas peculiares. São elas: a região do vale, a região da areia, a região da pedra e a região da chapada. Com isso a sede, com o tempo, tornou-se polo apenas de suas comunidades. São mais de uma centena de comunidades distribuídas por uma imensa zona rural, que geram riquezas, mas que dependem dos parcos recursos do município para se desenvolverem e que ano após ano fica provado que esses recursos são insuficientes.

Existem no município grandes potencialidades e muitas possibilidades de desenvolvimento, mas isso não acontece pela falta de investimento. O que se vê é que quando o município se volta para atender as necessidades de uma região, deixa de atender outra. É a síndrome do lençol curto, quando se puxa o lençol para cobrir o vale descobre-se a região da areia, quando se quer cobrir a região da pedra, descobre-se a região da chapada e vice-versa e quando se puxa para atender a sede, o que normalmente acontece, descobrem-se todas as outras.

De sorte que sem condições de fazer investimentos em suas potencialidades, o município anda de marcha à ré sem condições de se destacar como polo dos demais municípios da microrregião da chapada do Apodi, correndo o risco de perder a posição de liderança para o vizinho município de Caraúbas, o que já começa a acontecer como no caso da Ufersa.

Já o município de Pau dos Ferros abdicou da vasta extensão territorial emancipando todos os seus distritos criados em divisão territorial datada de 1º de dezembro de 1955, Pau dos Ferros era constituída de quatro povoados; Sede, Joaquim Correia, Rafael Fernandes e Riacho de Santana. Porém todos foram extintos ou elevaram-se à categoria de cidades, restando atualmente apenas a Sede.

Essa corajosa decisão fez com que a gigante vila de Pau dos Ferros fosse reduzida a apenas 259,960 km², praticamente sem zona rural e esse processo continua acontecendo devido à necessidade de expansão da próspera zona urbana. O limite entre o campo e a cidade está deixando de ser visível e a população do campo vem decrescendo a cada ano.

Também por causa do crescimento do município e cidades próximas, foi criada a Microrregião de Pau dos Ferros, da qual a cidade de Pau dos Ferros é polo. A microrregião reúne além de Pau dos Ferros, outros dezesseis municípios. São alguns deles: Francisco Dantas, José da Penha, Marcelino Vieira, Paraná, Pilões, Portalegre, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Ananias e Viçosa. Em 2006 sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em cerca de 116.160 habitantes em uma área total de 2.672,604 km². O Produto Interno Bruto (PIB) per capita médio de R$ 2.144,52 em 2003. Localiza-se na Mesorregião do Oeste Potiguar.

Dessa forma a cidade de Pau dos se consolidou como líder de sua microrregião como sempre foi desde os tempos dos Rocha Pita isso motivado naturalmente pela sua localização geográfica.
Para que a cidade de Apodi possa melhorar o seu IDH serão necessários investimentos e como as receitas por aqui não sobram, o remédio é cortar despesas. Pau dos Ferros ousou e transformou despesas em receitas, a médio e longo prazo. Acertou em cheio quando emancipou seus distritos e reduziu o seu território a menos de vinte e cinco por cento do total.

Apodi está ainda em uma posição privilegiada e tem uma região com características bem distintas, a região da chapada, que pode se mostrar viável pra seguir por conta própria e isso, diferentemente de décadas atrás, poderá ser comprovado cientificamente através dos estudos de viabilidade municipal. Isso dependerá de um processo que se desencadeará em breve, onde a população do município de forma amadurecida e bem informada estará apta para dar o seu veredicto.

Por: Vandilson Targino, tecnólogo em Administração Pública.

10 comentários:

  1. Nada mais que uma explicação furada para tentar convencer as pessoas que a emancipação da soledade é boa para todos. Para no fim Apodi perder muito com isso e talvez só se beneficiarem algumas pessoas que devido estarem cansadas de perder as eleições em Apodi. Digo talvez pois acho que mesmo na Soledade esse grupo perde, pois o povo de lá é inteligente!

    Esse projeto é muito mal feito, querem tirar tudo que Apodi tem de bom e colocar em uma cidade e o resto que se exploda... fingem que se importam com a população, quando no fim querem só mesmo fundar um município para terem chance de ganhar uma eleição na vida!

    Por favor blogueiro imparcial, publique meu comentário!

    ResponderExcluir
  2. maria luiza da costa27 de maio de 2013 às 21:06

    quero uma votação para saber o que queremos ,e votaremos contra a soledade ficar cidade,apodi perder dinheiro para soledade é crime.

    ResponderExcluir
  3. alunos do noturno ant dantas.27 de maio de 2013 às 21:10

    conversando agora amigos aqui no colegio,fizemos uma votação de 18 alunos ,só um não votaria em soledade e nem apodi porque não gosta de politica,o resto votará em apodi completinho da silva,essa de criar outra cidade em soledade e pagar mais 7 ou 9 vereador 12 secretarios,etc prefeito e vice,é melhor esse dinheiro aplicado na cidade e regiões essa é a solução.

    ResponderExcluir
  4. carlos alves m n g d filho27 de maio de 2013 às 21:13

    situação de soledade e pau dos ferros não tem nada a ver,quais as cidades que iriam comprar em soledade a bica.homem voces qurem é se beneficiarem do poder na forma de empregos.

    ResponderExcluir
  5. É muita cara de pau dessa equipe que diz prestar serviços para Soledade querer fazer emancipação em Soledade um sítio muito minúsculo, só porque tem um Lajedo, tem sítios maiores que Soledade e ninguém nunca quiz fazer isso.

    ResponderExcluir
  6. tinha um lajedo, pois agora esse lajedo é de mossoró.

    ResponderExcluir
  7. luis ,claudia,vanusa,gersom,gersiana,nayara e felipe.28 de maio de 2013 às 20:21

    concordo soledade é para ficar onde ta ,essa só daria beneficios a quem quer empregar a familia e ser secretario ai em soledade e pior gastar o dinheiro de apodi com mais nove vereadores para que isso ,é uma piada apodi precisa continuar grande,vamos fazer uma votação,vamos exigir isso aos vereadores.soledade perde de 1o x 1

    ResponderExcluir
  8. Meus amigos o q será gasto nunca foi de apodi! foi roubado de nossoa riquezas (da chapada)q desse aos montes e sobe as migalhas...vcs concordariam se apodi usurpada por mossoró.....

    ResponderExcluir
  9. O tempo da escravatura já passou...apodi tem q entender issso...

    ResponderExcluir
  10. O que vcs acham? morar numa região abastecida por carros pipas, atendimento médico precário, seu filho não ter uma área de lazer...a praça q existe na chapada não tem um banco para se sentar,escolas péssimas,dois dentistas para 7 mil habitantes,sengurança precaria,as potencialidades economicas paradas no tempo e etc.... ACHA ISSO JUSTO?

    ResponderExcluir