sexta-feira, 29 de julho de 2011

Artigo - GORETI, PREFEITA REALIZADORA!‏

Logo que começou a administração de Goreti, as críticas foram muitas. Pensavam os incrédulos pré-julgadores que os primeiros dias já eram os últimos. Enganaram-se, Goreti está sendo apresentada como a prefeita que mais obras fez por Apodi nos últimos 20 anos.

A data está bem guardada: 1º de janeiro de 2009. Maria Goreti da Silveira Pinto assume a prefeitura do Apodi,como a primeira mulher a governar este povo amigo e ordeiro. O nosso município vinha sofrendo por falta de estrutura como escolas, postos de saúde, transportes para os seus serviços essenciais.

Pois bem, durante um ano e meio, Goreti, juntamente com os seus auxiliares, buscou organizar a administração. Buscar lá fora as verbas necessárias para o desenvolvimento municipal. Mas os críticos de plantão, que é normal num sistema democrático, logo passaram a dizer que ela não estava fazendo nada. Ao mesmo tempo, Goreti, numa tática de sabedoria, imiscuía-se pelos ministérios, pelos órgãos governamentais tentando trazer o que fosse de melhor e o que a população estava exigindo.

Mas primeiro ela arrumou a casa: implantou os sistemas de planos e carreira dos educadores e dos trabalhadores na saúde. Enxugou a máquina administrativa e colocou em dia todos os pagamentos de fornecedores. Em seguida foi impondo a sua marca, a sua maneira de administrar.

Recuperou escolas; construiu quadras de esporte e postos de saúde; reestruturou os serviços de saúde do município; deu amplo apoio à agricultura e à educação nenhum prefeito priorizou tanto.

Pavimentação novas ruas e avenidas; recuperação também as de pavimentação deteriorada; está reinstalando o Calçadão da lagoa; alargou a avenida que dá entrada à cidade (elogio de todos os apodienses por aquela obra). E para desespero dos adversários que torcem contra a sua administração, está fazendo as passagens molhadas mais urgentes, mas uma obra para ficar para sempre. Vai começar a construção das praças Getúlio Vargas e a de frente ao Colégio Professor Antonio Dantas, além de está urbanizando as margens da BR 405: começando de frente ao Passeio Hotel até depois do Cemitério novo.

E os servidores do município? Estão exultantes, Goreti entregou a eles, numa solenidade bem concorrida, na sala magna da Casa da Cultura, o plano de enquadramento de todos. E todos tiveram reajustes automáticos em seus vencimentos. Agora, o servidor sabe que terá todos os direitos adquiridos incorporados automaticamente. Goreti está sendo aplaudida por todos por esta histórica realização em benefícios dos que compõem o quadro de servidores municipais.

Mas não fica somente nisso, não! Vem aí o sistema de previdência próprio do município, quando todos poderão se aposentar sem o pesadelo do “fator previdenciário”. E terão, os servidores, todos os demais benefícios decorrentes deste Órgão que será instalado ainda este ano.

Goreti já adquiriu mais de 20 veículos para o município entre caçambas, cminhões “cuca” coletores de lixo, tratores, ambulâncias; carros de serviços para a saúde entre pic-kaps e combis; ônibus para transportar alunos e outros que dão suporte para àqueles que, obrigatoriamente, têm que se apresentar em Natal nos hospitais de referência e não tinham condições de arcar mensalmente às vezes para tratamentos específicos.

Tem mais. Goreti vai calçar todas as ruas do Bico Torto e urbanizar parte do sítio Córrego com construção de quadra de esportes. Está revendo com o governo estadual a continuação do sistema de saneamento básico, além da ampliação dos serviços da Cern em todos os bairros da zona urbana.

Pensam que ela encerrou aqui? Enganam-se os que criticavam no começo, pensando que ela não iria trabalhar. Já ampliou a zona urbana da cidade e, em cima da serra, no sítio São Miguel, doou o terreno para a construção do Campus da UERN. Doou terreno para a construção da sede do INSS, e que já está pronto para ser inaugurado.

Deverá construir museu do índio no topo da serra, em Canto da Varas, na chegada a Apodi onde haverá mirantes e restaurantes para o lazer dos apodienses e turistas visitantes.

Pois bem amigos, aguardem que Goreti vai sair da administração de cabeça erguida aplaudida por todos como a maior prefeita deste município. Aquela mulher guerreira que alguns pensavam que não faria o que prometera. Goreti está indo além. Façam uma avaliação, vejam suas obras pelas ruas, pelos sítios e todo o conjunto com aquelas realizações que não são vistas a olho nu, pois embasam a organização administrativa e beneficiam a todos indistintamente. Um exemplo é dizer que há professores do município que percebem acima de R$ 3.000,00 e isso é gratificante.

DEIXEM A MULHER TRABALHAR, lembro de um artigo meu num blog e aqui mesmo neste jornal, o qual fez vê aos incautos e apressados críticos que Goreti ainda iria dá dor de cabeça neles. Eis aí o resultado. A maior prefeita do Apodi, em todos os tempos, além de ter tido a primazia como a primeira mulher a governar-nos e administrar com destaque tão belo e rico município.

*William Lopes Guerra, Advogado e Escritor

9 comentários:

  1. MELHOR PREFEITA DE TODOS Q JÁ PASSARAM NA PREFEITURA DE APODI PARABÉNS PREFEITA

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que o animado redator informasse quem são esses bem-aventurados professores que ganham R$ 3.000,00, e o que se dizer de que em 2009 e 2010, Apodi recebeu mais de 54 milhões de reais. O que temos visto, somente neste final de mandato são obras federais e mais promessas. Acredito que esse senhor deve estar falando de outra cidade! Ou então faz parte do pelotão de defesa da prefeita!

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKKK! UMA COISAS DESSAS SÓ PODE VIR DE UM PARASITA FEITO WILLIAN E VOCÊ JOSENIAS, É LAMENTAVEL SE OCUPAR EM PÚBLICAR UMA ANEIRA DESAS, FRANCAMENTE.

    ResponderExcluir
  4. CARO AMIGO JOSENIAS GOSTARIA DE SABER PORQUE VOCE NAO FEZ NEMHUM COMENTARIO SOBRE ESTA MATERIA DO ADVOGADO WILLIAM GUERRA?

    ResponderExcluir
  5. tire fotos de obras 100% feitas com recursos de milhões que entraram em nosso municipio?amigo as obras de apodi são de programas federais e que por apodi ter uma população na faixa de 40 a 50 mil habitantes eles vem,em grande parte,mostre a justificativa por exemplo porque o calçadão que é uma obra federal,não é concluida,inaugurada?em gogo nunca mais votarei.

    ResponderExcluir
  6. votarei em outro qualquer,candidato novato,pois em gorete pinto,não votarei outra vez,dois anos e meio e nada,se não fosse as obras de vilma e dilma,onde as radios em sus maioria querem mostrar como obra dela...olhem os locutores...empregados de quem...em apodi a imprensa é de um lado só em,quem antes falava a palavra prefeito,hoje para confundir o eleitor fala executivo.

    ResponderExcluir
  7. REALIZADORA? ONDE? QUANDO?
    É UMA PIADA??
    ALQUEM PODE RESPONDER MINHA PERGUNTA?

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus do céu... quanta besteira esse rapaz escreveu... teu Pai, o saudoso Walter de Brito Guerra deve estar envergonhado numa hora dessas... VERGONHA!!!

    ResponderExcluir
  9. Meu caro Josenias,no mínimo você está negociado.Não publicou o meu comentário.

    ResponderExcluir