segunda-feira, 25 de julho de 2011

Escolas em Apodi desenvolvem receitas com filé de tilápia na merenda escolar

O pequeno município de Apodi, distante 328 quilômetros de Natal, desenvolverá um projeto pioneiro no Rio Grande do Norte, com vistas a promover melhorias na qualidade da merenda servida na rede municipal de ensino e fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar. Com apoio do Sebrae/RN, através do projeto de Criação de Tilápias em cativeiro, seis escolas municipais terão o filé da tilápia inserido no cardápio da merenda escolar a partir de 1º de agosto.

No primeiro momento de aplicação, mais de 2.300 alunos serão beneficiados com o projeto, desenvolvido junto à Secretaria de Educação do município.


Além do caráter social, o projeto possui um viés econômico. Os 102 quilos de pescado utilizados mensalmente no preparo de sopas, risotos, lingüiças, almôndegas e até hambúrguer servido às crianças, serão fornecidos pela Associação de Aquicultores de Apodi (AQUAPO), que cria os peixes em gaiolas, na Barragem de Santa Cruz, em Apodi.

O projeto, desenvolvido pelo Sebrae/RN em parceria com o DNOCS, desde 2006, beneficiará um total de 11 aquicultores, que venderão o filé da tilápia diretamente às escolas, a R$ 16,00 o quilo. Anualmente, a Aquapo produz uma média de 50 toneladas do pescado, em 70 gaiolas instaladas nas águas da barragem.

“Esta iniciativa é muito oportuna, pois além de incentivar o consumo de peixe nas crianças em idade escolar, proporciona o desenvolvimento econômico dos criadores que integram a associação. O Sebrae se sente honrado em ser parceiro em um projeto tão importante”, destaca Renato Gouveia, gestor do Projeto de Piscicultura do Sebrae/RN.

Antes de chegar às escolas, a tilápia inteira passará por processamento, resultando apenas o filé do peixe. Todo o processo será realizado em uma mini-unidade de processamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), localizada em Apodi.


Por Cinthia Lopes do Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário