quinta-feira, 14 de julho de 2011

Educando para Liberdade garantira perspectiva a detentos do Centro de Detenção Provisória de Apodi








APODI – Aconteceu na manha dessa quinta-feira no Centro de Detenção Provisória de Apodi, a aula inaugural do curso de ensino do Projeto Educando para Liberdade, para 10 apenados que cumprem pena nessa unidade prisional em regime provisório.

O lançamento do projeto contou com a presença da diretora da 13ª Diretoria Regional de Educação, professora, Raimunda Freire, promotora da Comarca de Apodi, Kaline Cristina de Almeida, diretora da Escola Estadual Professor Ferreira Pinto, Maria Carlos Tavares, diretor do CDP, Airton Lucena, agentes penitenciários, Marcio Morais, Vantier Góis, Izabel Aprigida Carvalho Neta, equipe da 13ª Dired e varias outras autoridades do município de Apodi.

A coordenação do CDP de Apodi com o apoio da 13ª Diretoria Regional de Educação e da Prefeitura do Apodi montou uma sala de aula no solário da unidade prisional, com cadeiras e quadro, distribuiu fardamento e material didático para os apenados que também terá direito a merenda escolar durante os quatro dias de aula que totalizam 16h00min horas de aula, ministrada pelo estagiário do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN-Caraubas), Luis Diego Maia.

O diretor do CDP de Apodi, agente penitenciário, Airton Lucena, destacou a importância da implantação dos programas do Governo Federal e Estadual, como “Brasil Alfabetizado” e “RN Caminhando”, junto à comunidade carcerária do estado, principalmente na unidade prisional de Apodi. “Agradecemos o apoio do Ministério Público, Prefeitura do Apodi e da 13ª DIRED e varias outras instituições do município que contribuíram para a concretização desse projeto”, comentou Airton Lucena também destacando o trabalho e dedicação de todos os agentes penitenciários que atuam em Apodi.

O projeto Educando para Liberdade mudara a vida dos detentos do CDP de Apodi, traz grandes perspectivas para os apenados que têm oportunidade de estudar enquanto cumprem suas penalidades. O projeto leva educação da rede estadual de ensino para todas as unidades prisionais do Estado.

Segundo a diretora da DIRED de Apodi, professora, Raimunda Ferreira Freire, através do projeto Educando para Liberdade, muitos despertaram o interesse pelas letras e se revelaram poetas, escritores, interessados em continuar os estudos.

Em Apodi o Projeto será executado através de uma parceria envolvendo a Secretaria da Justiça e Cidadania (SEJUC) via Coordenadoria de Administração Penitenciaria (COAPI), Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP), Secretaria Estadual de Educação e Cultura, 13ª Diretoria Regional de Educação (DIRED) com apoio da Prefeitura do Apodi.

De acordo com o Agente Penitencio Marcio Morais, O Projeto educando para Liberdade, proporcionara o suporte necessário para que os educandos possam concluir os estudos.

O Ministério da Educação (MEC) realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. É desenvolvido em todo o território nacional, inclusive dentro de presídios, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste.

Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizados. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.

Já no território potiguar, foi implantado em 2009, em parceria com o Brasil Alfabetizado, o RN Caminhando, programa de alfabetização para adultos que também acabou chegando às penitenciárias, visando atender aos detentos que queiram estudar além do ensino básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário