quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Diretor da Casa de Cultura de Apodi esclarece sobre fatos denunciados!

OPERÁRIO DA CULTURA

Sr. Marcos Pinto, vamos esclarecer os devidos fatos para que não haja injustiças perante suas acusações em relação a minha pessoa, sendo assim, me permita quebrar a formalidade da escrita, já que não tenho 30 anos de exercício da advocacia.

Quando cheguei a Apodi no ano de 2011 encontrei uma cidade com escassez de movimentos culturais. Tínhamos uma casa de cultura, mas não grupos culturais ocupando-a. Resolvi criar a Associação Raimunda Dantas (Patrona da academia Apodiense de Letras). 

Desde a criação da ARD conseguimos movimentar grupos culturais na cidade e despertar desejos pela arte em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Realizamos nesses quatro anos duas paixões de Cristo, cinco edições do Auto de São João Batista, um Auto de Natal, dois festivais de Artes Integradas, um Festival de Teatro, três Agosto da Alegria, um espetáculo de rua para a Secretaria de Assistência Social, espetáculo de palco para Secretaria de saúde, produzimos o evento Criança é Festa, produzimos o lançamento do livro de Vilmací Viana (membro da Academia), dentre outros.

Em janeiro do referente ano fizemos uma reunião com a senhora Vilmací Viana e Genildo Sousa, ambos membros da Academia Apodiense de Letras, na tentativa de encontrar soluções para o funcionamento da Academia, já que a mesma encontrava-se ABANDONADA. Não conseguimos nenhum diálogo com sua pessoa. A nobre Academia Apodiense de Letras de Apodi tinha um vasto e rico acervo literário, porém, com o abando da instituição na qual o senhor preside, boa parte de acervo perdeu-se. Na tentativa de colaborar, com ajuda do nobre Genildo Sousa, pedi aos membros da ARD para separar, limpar, catalogar e expor o material restante desta biblioteca, sendo assim, já se descaracteriza como tentativa de DESPEJO.

Marcos Pinto, o senhor bem sabe do nosso desejo de reformar e revitalizar a Casa de Cultura de Apodi, pois tivemos diversas conversas nas redes sociais, das nossas campanhas e mecanismos para angariar fundos para compra de material e pagamento da mão de obra. Então não seja leviano com o que diz. 

Caro e nobre apodiense, não é minha intenção expulsar, e sim ORGANIZAR, pois sei que toda instituição que preza pelo funcionamento necessita de organização. Isso se estende a toda e qualquer instituição que esteja usufruindo do gozo e direito para oportunizar o acesso à cultura e a educação em Apodi, sempre me colocando a total disposição. 

Não acho inteligente e justo esse comportamento, principalmente partindo de uma pessoa como você.
Fui nomeado Agente de Cultura, mas nunca tomei posse. Por isso não estou como coordenador da Casa de Cultura e sim Assessor de Cultura do Município de Apodi. Lá estou na condição de presidente da Associação Raimunda Dantas, instituição que abre as portas da Casa de Cultura para movimentar o espaço com oficinas diárias de teatro, música, dança, capoeira e outras.

OBS:. Caro amigo Marcos Pinto, desde que eu me entendo de gente eu aprendi que para pintar uma parede é necessário retirar os quadros. Admira-me você não saber desse detalhe! Acredito que sua mãe, pai, avó, filho, enfim... Sabem disso!

Alex Peteka – Operário da Cultura.

7 comentários:

  1. Parabéns Alex. Pelo dezenpenho que você tem feito nesse instituição.
    Alex tem pessoas que nunca fez nada.
    Ai não gosto quando as coisas ta dando certo. Alex não vamos se igualar a elas.
    Você ta de parabéns siga sua trabalho.
    Veja a popularidade dessas pessoas.
    Então não vamos se igualar a elas.

    ResponderExcluir
  2. Assessor de cultura da Prefeitura de Apodi JOSÉ ALEX CASSIANO DA SILVA confirma, via postagem em sua página do Facebook (Pasmem!) arguições da presidência da Academia Apodiense de Letras (AAPOL) AFIRMANDO: "Fui nomeado Agente de Cultura, mas nunca tomei posse. Por isso não estou como coordenador da Casa de Cultura e sim Assessor de Cultura do Município de Apodi. Lá estou na condição de presidente da Associação Raimunda Dantas". Diante tamanho disparate, resta configurado que legalmente a Casa de Cultura Popular Historiador Valter de Brito Guerra encontra-se legalmente órfã de Agente de Cultura que a administre, uma vez que é estritamente vinculada à Fundação José Augusto, que é uma instituição cultural do governo do estado. Portanto, legalmente não pode administrar uma instituição para a qual não foi empossado. Ademais, confirma o desprezo a que relegou o acervo iconográfico da Academia Apodiense de Letras (AAPOL), pondo-o no chão quando deveria ter acondicionado sobre uma mesa devidamente preparada para a guarda e conservação. O referido ator Alex Cassiano precisa acompanhar os fatos que norteiam a cultura potiguar, que tem veiculado efetiva participação da Academia Apodiense de Letras além fronteiras da sua sede, inclusive no estado do Ceará, onde participou de várias solenidades, destacando-se o encontro histórico-cultural no Instituto Cultural do Cariri, situado na cidade do Crato, em Novembro de 2014. A AAPOL tem firmado parceria com o ICOP (Instituto Cultural do Oeste Potiguar) AMOL (Academia Mossoroense de Letras),com a AFLAM (Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró), com a ALACE (Academia de Letras e Artes do Ceará), com a SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço) com o MUSEU DO SERTÃO, que é o maior museu temático do Nordeste, e outras instituições, que seria cansativo enumerá-los. O Assessor de Cultura da prefeitura de Apodi confirma, ainda, sua ilegalidade no gerenciamento da Casa de Cultura, quando nunca formalizou nenhum contrato de comodato entre o governo do estado, via Fundação José Augusto, com a profícua Associação Raimunda Dantas -ARD, até porque não constitui prática legal firmar comodato de uma Casa de Cultura com uma só instituição cultural , alijando e relegando ao desprezo as demais instituições culturais da cidade, quanto a instalação em seu âmbito físico. Não sou afeto ao cabotinismo, o que me faz sentir-me um simples aruá do pé da serra de meu amado Apodi, à serviço da cultura do meu torrão natal.

    ResponderExcluir
  3. Mais esse Marcos Pinto conversa muita besteira, pensa que o povo de Apodi é burro. Vem com essa falácia pensando que vamos acreditar.

    ResponderExcluir
  4. Olhe dr. Marcos Pinto o rapaz calou sua boca

    ResponderExcluir
  5. Sr. Marcos Pinto, a Casa de Cultura estava abandonada. Não tente tirar proveito da situação de uma maneira rasteira. Em 2011, ano de fundamento da Associação Raimunda Dantas, a instituição salvou o palácio da cultura apodiense, uma vez que estava totalmente abandonado e, o local só funcionava como uma espécie de museu. Nada mais justo do que acolher os artistas da nossa cidade. O Sr. Alex Cassiano, embora mossoroense, tem se destacado pelo intensivo trabalho de arte e cultura dando-lhe inteira autonomia. Não tente enganar o povo com essas palavras ''bonitinhas'' e cheias de eufemismo. Estamos de olho! #EmDefesaDaCultura

    ResponderExcluir
  6. E ele pensa que é quem para amedrontar as pessoas? Marcos Pinto, o senhor calado é um poeta!

    ResponderExcluir
  7. Marcos Pinto é mais um amuado da nova geração, vão já dizer que é um bacurau revoltado

    ResponderExcluir