quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Município de Apodi/RN está entre as cidades que poderá ter IFRN ampliado

Brasília (DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, debateu nesta quarta-feira (6), em Brasília, com o ministro da Educação, José Henrique Paim, a construção das futuras unidades do IFRN para o Rio Grande do Norte. Segundo o deputado, com base em critérios técnicos, os mesmos utilizados para definir todas as demais unidades já instaladas, o objetivo do MEC é construir dois Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: um em Mossoró, no barro de Santo Antônio, e outro em Touros.

Paim assegurou ainda que os campi avançados do IFRN em Parelhas e Lajes deverão funcionar já a partir do próximo mês. Os dois novos campi seguirão o mesmo padrão dos campi avançados de São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Canguaretama e Ceará-Mirim.

Durante a reunião, o ministro revelou também que está prevista a construção de cinco unidades do IFRN em cidades polos do interior do estado para fortalecer a regionalização da rede de ensino técnico e superior do instituto. As futuras unidades, ainda sem recursos assegurados, são para Umarizal, São José de Mipibú, Alexandria, Jucurutu e São Miguel.

O ministro explicou ao presidente da Câmara dos Deputados que, assim como em Natal, onde a rede de escolas técnicas foi ampliada, totalizando três unidades (Zona Norte e Cidade Alta, além da sede), o interior ganhará novas escolas com base na demanda por educação profissional e indicadores sociais e econômicos, entre eles o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).  Assim foram escolhidas as cidades de Apodi, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Nova Cruz, Parnamirim e Pau dos Ferros, as primeiras beneficiadas com a expansão da rede.

Antes da decisão do governo federal de expandir a rede de educação profissional, o Rio Grande do Norte contava com apenas duas unidades do IFRN em Natal e Mossoró e três da UFRN: Escola Agrícola de Jundiaí, Escola de Enfermagem e Escola de Música.

Assessoria de Imprensa
Presidência da Câmara dos Deputados
twitter: @HenriqueEAlves
Fone (61) 3215-8010 / 8012

2 comentários:

  1. A UNICA FORMA DESTES POLITICOS GANHAR PRO MEU VOTO QUE ATE ENTÃO É NULO, É SE AMPLIAR O IFRN DE APODI COM OS CURSOS ESCOLHIDOS PELA POPULAÇÃO, O DA MINHA PREFERENCIA É DIREITO, ENGENHARIA MECANICA, ELETRICA E COMPUTAÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os primeiros cursos do ifrn são escolhidos apartir da demanda de emprego da região do campus. Depois é que se planeja a implantação de novos cursos.

      Excluir