terça-feira, 20 de agosto de 2013

Coluna de agosto do Josenias Freitas no Vale do Apodi


Retornando a este espaço com muita alegria, quero externar meu contentamento por poder dialogar com você caro leitor através desta coluna, de palavras simples, linguagem de leigo, mas de quem faz com amor aquilo que se propõe que é escrever. Sei que sou mal interpretado por alguns, às vezes taxado até com palavras torpes, mas entendo que isso é salutar, enaltece o meu trabalho e dignifica ainda mais aquilo que faço com paixão e serenidade, por isso que me sinto feliz e honrado por está de volta aqui em mais uma edição.
 
MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
Os Vereadores situacionistas começaram a disparar criticas ao chefe do executivo de Apodi, isso na primeira sessão ordinária do legislativo apodiense, comprovando que as coisas não andam de fato tão bem. Uma frase de um parlamentar me chamou a atenção quando disse: Espero que o senhor prefeito trate melhor, dê mais atenção aos vereadores de casa.

DEPUTADO KELPS LIMA
O parlamentar tem se destacado e trabalhado em prol de Apodi, seja com sua presença constante em nossa cidade, e ainda com ações efetivas que visam beneficiar o coletivo, sempre buscando atender pedidos e anelos do ex-prefeito de Apodi Dr. Pinheiro.

DE VOLTA AO PMDB
Quem pode está de volta ao partido do movimento democrático brasileiro de Apodi, é o ex-prefeito de Apodi José Pinheiro Bezerra, ao menos foi o que ele deixou transparecer em entrevista a um programa de rádio de nossa cidade, com os olhos brilhando quando falou dessa possibilidade, mostrando todo seu carinho pela sigla.

DEIXANDO O PR
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE) julgou procedente a Ação de Justificação de Desfiliação Partidária do deputado estadual Kelps Lima para desfiliação do Partido da República (PR), sem incorrer em infidelidade partidária. Por unanimidade de votos, a corte da Justiça Eleitoral potiguar decidiu favorável ao pedido do parlamentar. A decisão do TRE se deu em desacordo com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, que tinha sido pela não desfiliação.

PARA QUAL PARTIDO IRIA O DEPUTADO KELPS?
O deputado disse que irá esperar o trânsito em julgado da matéria para poder falar sobre a nova opção partidária. Apesar disso, ele confirma a intenção de se preparar para disputar a reeleição no ano que vem. “Eu não queria abrir o debate em torno de partido, até o trânsito em julgado. Como advogado, sei que há de se ter respeito com a Justiça Eleitoral. Enquanto não transitar em julgado, estou filiado ao PR, e não posso estar filiado a partido e anunciar um novo partido, salvo se for um partido novo, que aí não há impedimento legal. Mas só vou tomar a decisão (sobre a nova legenda) após o trânsito em julgado. Preciso saber se terá recurso. Vamos aguardar”.

SOLTANDO O VERBO
Quem pegou pesado com o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro foi o Vereador Nilson de João Lucas, durante sessão ordinária da CMA, ao fazer duras cobranças ao chefe do executivo ele em alto em bom som afirmou: “Esse prefeito é incapaz até para administra uma bodega”.

REINAUGURAÇÃO
Dia 16 de agosto o Museu de Soledade estará realizando um grande evento para reinaugurar sua estrutura, com um evento que contará com a presença do deputado estadual Kelps Lima, do prefeito Flaviano Monteiro e outros políticos e personalidades da região.

SEMINÁRIO LEGISLATIVO MUNICIPAL
A LOGOS - Assessoria & Pesquisa de Gestão realizará em conjunto com o Blog Josenias Freitas, o 2º SEMINÁRIO LEGISLATIVO MUNICIPAL que realizar-se-á em Apodi, dia 24 de agosto próximo. O palco será o auditório do Hotel Apodi, localizado na BR 405, saída para Mossoró. O evento iniciar-se-á às 08h00min e será concluído às 16h00min horas.
 
LAJEDO DE SOLEDADE PARA O MUNDO
A convite da professora e arqueóloga Marcela Marques da Universidade estadual do Ceará uma equipe do Distrito de Soledade em um evento de antropologia nacional realizado em Fortaleza/CE na UFC e ainda com participação de outros países sul-americanos como a Argentina, reunindo doutores e especialistas na área do Norte e do Nordeste. Claudio Sena conduziu uma palestra e teve a companhia do presidente da FALS Expedito Targino, e do assessor de comunicação da fundação Josenias Freitas, apresentando a história do Lajedo e suas dificuldades para o mundo representado no evento. A palestra de Claudio Sena foi bastante elogiada, pois o diretor do Museu foi o único no evento sem formação na área, mas foi bastante enaltecido pelos doutores e especialistas presentes a discussão, que ficaram encantados com um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil que é o Lajedo de Soledade.
 
VEREADOR SEM FALTAS
O Vereador Bráulio Ribeiro foi destaque em assiduidade nas sessões realizadas na CMA no primeiro semestre de 2013, não tendo se quer uma única falta e discutindo junto aos colegas Vereadores os problemas e resoluções para ambos. Apresentando 21 Requerimentos no primeiro semestre.
 
MAL DAS PERNAS
Quem anda mal das pernas de verdade é a secretaria de esporte de nossa cidade, não se ver em nem uma comunidade apoio da mesma a eventos esportivos, e a reclamação é generalizada. Com isso o esporte amador que já era sofrido, está agonizando, quase parando, pois o secretário segundo informações está de mãos atadas.
 
PREOCUPANTE
As ações de malévolos em Soledade é preocupante, o alto índice de drogas e a falta de um posto policial tem colaborado para que casos isolados de violência, e ação truculenta volte a preocupar o maior Distrito de nossa cidade, e um dos mais visitados do estado.

A ESPERA DE UM COVEIRO
Parece titulo de um filme, drama de novela, mas não apenas o anelo de um Distrito tão importante como é Soledade, de ter direito a um coveiro, alguém que possa exercer essa função e que seja remunerado pela municipalidade. Um anelo de mais de cinco anos deste escrevinhador que só quer ver as coisas acontecerem.

POLITICO CARA DE PAU
Tem uns caras na política apodiense, que é realmente um cara de pau, contrata serviços, não paga e ainda ameaça o pobre contratado de forma nada gentil, não sabendo ele que o mundo dá voltas e que até se pode enganar alguns por algum tempo, mas não todos por muito tempo. Um dia a casa cai.

VEREADOR ATUANTE
O Vereador Laete Oliveira tem buscado resolver junto ao executivo municipal resolver problemas que afligem nossa sociedade e esta semana ele esteve na sede do Poder Executivo Municipal, tentando marcar audiências com o Prefeito Flaviano Monteiro, e com a Secretária de Assistência, Srª Aloma, e ainda com a Secretária de Educação a Srª Mara Marlizete através do líder do governo na Câmara, Vereador Genivan Varela.

MOMENTO POLITICO SERÁ AVALIADO VIA PESQUISA
Uma empresa pernambucana haverá de realizar pesquisa de opinião pública no município de Apodi, nos próximos dias. Conforme informação que recebi, será avaliado o governo municipal; o desempenho do legislativo; além de secretários apodienses. Também, a intenção de votos da população, visando às eleições de 2014. Esta informação chegou até nosso Blog, por acaso, já que integrantes da equipe de pesquisa estavam almoçando semana passada em Mossoró, onde eu também fazia refeição. Como bom ouvinte, atento fiquei, e colhi este furo jornalístico e tomei liberdade e aprofundei-me no diálogo com membros da equipe.
 
E-LEITOR DENUNCIA DESCASO
Caro Josenias Feitas, meu nome é Gilmar Freire, sou da comunidade de Quixabeirinha e faço parte da Associação Nova Vida formada pelas comunidades de João Pedro, Campinas e Quixabeirinha.
Estou entrando em contato para denunciar o descaso com o qual somos tratados pelo poder publico do nosso município. Há seis meses procuramos a secretaria de obras e relatamos o problema da caixa d’água de Quixabeirinha que está prestes a desabar se uma providencia não for tomada com urgência, ouvi do secretário que a estrutura da caixa está comprometida e que a reforma custaria R$ 10mil reais, de "lá pra cá" já fazem cinco meses e nada, quem sofre é a comunidade que, já que nível da caixa não pode ultrapassar metade de sua capacidade, e essa água é insuficiente para atender as necessidades da comunidades.  Em virtude da grande credibilidade do seu Blog, o qual sou leitor diário, peço em nome da comunidade de Quixabeirinha que divulgue.
 
ATUAÇÃO DE DESTAQUE
A Câmara de Vereadores de Felipe Guerra, nos poucos meses de administração à cargo do vereador Salomão Gomes, tem mostrado que a transparência e a seriedade são elementos fundamentais para o bom exercício do ato de legislar. As instalações da Casa ganhou com esta nova mesa diretora, basta que visite-se o prédio após a reforma que foi realizada. Plenário amplo; salas estruturada; gabinete individuais. O presidente Salomão Gomes, apesar de poucos recursos, haverá de climatizar o plenário, propiciando assim melhor acomodação dos edis e do público que acompanha as sessões. Em visita ao Poder Legislativo felipense, podemos constatar tais melhoras.

Um comentário:

  1. Josenias, discordo quando voce diz que os vereadores mudaram a postura, pra mim continuam na mesma, em Apodi não existe VEREADOR, todos farinha do mesmo saco, ali foi so para -------------------RRRRRRRRRRRRRR$$$$$$$$$$$$4

    ResponderExcluir