segunda-feira, 9 de julho de 2012

No menor Assentamento da Chapada do Apodi a produção é enorme

 Dedé de Cícero Regis


O Assentamento Imóvel Ipueira na rica Chapada do Apodi tem alcançado notoriedade, mesmo sendo o menor Assentamento da Chapada do Apodi, localizado a cerca de 10 km da sede do município de Apodi, onde entre vários produtores se destaca Egilson Regis Quirino, o Dedé de Cícero Regis como é conhecido na Chapada do Apodi.

Dedé do Ipueira tem no seu lote uma rica plantação de Melancias, cerca de 2,5 ha e nesse período de estiagem plantou também mais de 01 ha, de feijão, além de um plantio de sorgo, esse para alimentação do rebanho bovino, devido a escassez de chuvas nesse ano.

O forte do agricultor é o plantio de Melancias que acontece no período de estiagem, ao menos duas vezes por ano, já que a o plantio é aguado através do sistema de gotejamento, com mangueiras, bombas e quites adquiridos pelo próprio produtor, e água é proveniente de um poço existente na comunidade com 108 mts de profundidade, com dois sistemas de energia, a tarifa verde, e a tarifa convencional.

A produção é vendida a comerciantes da região que vão até a lavoura comprar o produto, no caso da melancia, o produto fica apto para colheita num período de setenta dias, e alcança uma média de 12 a 13 Kg, rendendo por safra um montante de aproximadamente 7 mil reais por 2,5 ha.

“Plantamos geralmente Melancia, mas esse ano como é uma seca, plantamos um pouco de feijão visando o preço que estava elevado, mas agora próximo da colheita, o preço está caindo para menos da metade do que estava no inicio do plantio, é a oscilação do feijão por isso que é quase inviável o plantio do mesmo’ afirmou Dedé.

O produtor rural ainda nos informou que o risco de perda é quase zero quando se tem experiência nesse tipo de plantio, e o retorno garante o sustento de sua família, onde ele praticamente sozinho executa todas as funções, desde a aguação do plantio que varia de uma a três horas por dia, dependendo do estágio da plantação, até a colheita e venda final do produto.

“Isso é uma prova de que se tivéssemos um pouco de investimento poderíamos produzir ainda mais, pois com pouca coisa garanto o sustendo da minha família, graças à água e o solo que temos na Chapada do Apodi” finalizou Dedé do Ipueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário