segunda-feira, 9 de julho de 2012

Chapada do Apodi: “Tudo que se planta dá”



A Chapada do Apodi é uma formação montanhosa brasileira localizada na divisa entre os estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. No estado do Rio Grande do Norte está distribuída em quatro municípios: Apodi, Baraúna, Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado. No estado do Ceará está distribuída por cinco municípios: Alto Santo, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Quixeré e Tabuleiro do Norte. A chapada funciona como divisor de águas entre as bacias hidrográficas dos rios Apodi e Jaguaribe.

O clima da região é o tropical quente semi-árido. A temperatura média anual é de 28,5°C, com mínima de 22°C e máxima de 35°C. A precipitação média anual é 772 mm, registrando-se uma distribuição de chuvas muito irregular, espacial e temporariamente. A umidade relativa é de 62%, como média anual. Os ventos sopram a uma velocidade média de 7,5 m/s e a evapotranspiração atinge a média anual de 3.215 mm. A região tem uma insolação de 3.030 horas/ano.

O rico solo, um dos mais férteis do mundo, consegue associar grandes e pequenas produções, mesmo com pouco investimento dos governos municipal, estadual e federal, como prova de que com investimento a produção seria gigantesca gerando divisas quase que incalculáveis, pois o solo é super fértil, e “tudo que se planta dá”

4 comentários:

  1. O blogueiro Josenias Freitas, quando falava sobre a "POLITICA", certamente falava obrigado por alguém, porque o Joseniias que conheço esse grande agricultor, pois ai estar as provas quando ele mostra uma variedade de produtos?

    ResponderExcluir
  2. Se todos blogueiros tomarem o caminho que Josenias tomou, se acabava ( POLITICOS) e aumentava a produção agricula um exemplo a ser tomado pelos outros Blogueiros?

    ResponderExcluir
  3. Ta na hora do AGRONÔMO Josenias, cuidar de uma plantação de ( PINHEIRAS), pra ver se dar certo?

    ResponderExcluir
  4. Com a seca em nossa região as Pinheiras não produzirão, EXPLICADO?

    ResponderExcluir