terça-feira, 2 de agosto de 2011

Emancipalistas de todo Brasil rumo à Brasília

Aconteceu em Brasília, em meados de junho, o Seminário Nacional do Movimento Emancipalista do Brasil, no Auditório Freitas Nobre, no anexo IV da Câmara dos Deputados. Do Seminário, foi criada a Comissão Nacional que luta pelas emancipações de Distritos. A Comissão voltou à Brasília nos dias: 4, 5 e 6 de julho, para participar de várias reuniões e discutir a regulamentação da Emenda 15, que altera o art. 18, § IV da Constituição Federal.


Na oportunidade a Comissão esteve acompanhada dos Deputados Federais: José Augusto Maia – PTB-PE, Deputado José Ribamar Costa Alves – PSB-MA, Deputada Estadual Goretti Reis de Sergipe e estiveram reunidos com representantes da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, mediados pela Chefe da Casa Civil Chica Carvalho e acompanhados pelos técnicos Gilmar Dominício e Paula Losado, com o objetivo de buscar um consenso para votação da matéria. A Comissão também contou com o apoio da Frente Parlamentar composta de 200 deputados, dentre eles: Osmar Serralho, Vicentinho, Júlio Campos, Giovane Queiroz, Oziel Oliveira, Domingos Neto, Gonzaga Patriota, Amauri Teixeira, José Cirilo, entre outros. Já foram contabilizados mais de 250 deputados favoráveis a criação de novos municípios.


Na oportunidade foi criada a União Brasileira em Defesa da Criação de Novos Municípios – UBDNMU que ficou com a seguinte diretoria: Augusto César Serejo (MA) – Presidente – José Nunes (SP) – Vice-presidente – Raquel Coelho (BA) – Secretária Geral – Oséias Couto (RJ) – 1º Relator e Júlio César (PE) – 2º Relator – Conselho Fiscal ficou a cargo de Marcos Antonio Rodrigues Lemos (CE).


A Presidência da República se colocou favorável às emancipações e criou um Grupo de Trabalho, para no dia 03 de agosto chegar a um acordo que satisfaça ao governo e aos Distritos que pleiteiam a emancipação.


O Presidente da UBDNMU, Augusto César, entrou em contato com a Comissão Emancipalista do Distrito de Soledade, através do vereador Arnaldo Costa, e a comissão está tentando enviar representante para participar das discussões. Depois traremos detalhes.


Por: Vandilson Targino (Graduado em Administração Pública e Coordenador da Comissão Emancipalista do Distrito de Soledade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário