quinta-feira, 18 de agosto de 2011

MISSA DO VAQUEIRO ABRE PROGRAMAÇÃO DA 25ª VAQUEJADA

Mantendo uma tradição de 25 anos, este Município realiza, amanhã as 17hs, a 25ª Missa dos Vaqueiros no parque Francisco Joaquim de Sales.. O evento, que reúne fé, homens e cavalos, faz parte das homenagens a todos os vaqueiros que irão participar da disputa. È um momento também de ser rezar pelos entes queridos da família Ferreira Sales que já se encontram em outro plano espiritual. A missa é momento de emoção. Padre Marciel Rodrigues será o celebrante do ato religioso.

ENTENDENDO MELHOR A TRADIÇÃO - A Missa do Vaqueiro é um evento tradicional na cultura popular nordestina. É um espetáculo que tem origem numa tragédia ocorrida no sertão. Em 1954, o vaqueiro Raimundo Jacó foi traiçoeiramente assassinado com uma pancada na cabeça no Sítio Lajes. Em julho de 1971, por decisão do padre João Câncio, e apoiado por Luiz Gonzaga e o poeta Pedro Bandeira, foi celebrada a primeira Missa do Vaqueiro, uma homenagem a Raimundo Jacó. Nos anos seguintes, o ritual foi mantido. “É um momento que nos deixa muito felizes. Os vaqueiros têm um encontro saudável e cheio de muitas histórias”, observa o organizador da vaquejada Milton Sales..

Após o cumprimento religioso, a festa tem inicio as 23hs no Muralhas Club com as bandas Solteirões do Forró, Briola e Cavalo de Aço, Lalá e Forró com Força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário