quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dnocs pediu licença para implantar perímetro irrigado de Apodi

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) requereu, junto aos órgãos especializados, a licença de instalação da primeira etapa do Perímetro Irrigado Santa Cruz do Apodi. O projeto da ordem de R$ 250 milhões alcançará 5.200 hectares, atendendo os municípios de Apodi e Felipe Guerra, e beneficiará 80 mil pessoas.


Ontem, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, Francisco Edilson Neto, que está em Teresina (PI), avisou que, de acordo com o último encontro com o ministro da Integração Nacional, Fernando Coelho, o processo de implantação do projeto está suspenso. "Essa decisão foi dada para que houvesse novos diálogos", disse.


De acordo com Edilson, a proposta contém uma série de irregularidades que põem em risco outros projetos. "Estão dizendo que precisarão de 5 metros cúbicos de água por segundo, mas se isso acontecer não sobrará água para abastecer as cidades através da adutora Alto Oeste", reclamou Edilson.


Foi marcada para amanhã outra reunião entre os campesinos, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Integração Nacional e o Dnocs, para tentarem chegar a um consenso. Os trabalhadores querem que a água seja acessada por vários setores, principalmente a agricultura familiar. O documento exige ainda que primeiro seja irrigado o Vale do Apodi, aproveitando o projeto piloto de 230 hectares, e que seja perenizado o rio Umari, atendendo às famílias de Apanha-Peixe, em Caraúbas.


O projeto é um sonho antigo da população apodiense desde que foi concluída a barragem Santa Cruz do Apodi, em 2002. No entanto, a maneira como está sendo proposto tem deixado insatisfeitos os pequenos agricultores. Mais de dois mil trabalhadores da agricultura familiar protestam que o perímetro será implantado de forma tradicional, beneficiando o agronegócio.


A preocupação dos trabalhadores é que aconteça em Apodi o mesmo que aconteceu em Baraúna, Ipanguaçu e Limoeiro do Norte (CE), onde as grandes empresas se apossaram das melhores terras para produzir de forma tradicional, prejudicando as terras e transformando os pequenos proprietários em assalariados.


O embate entre poder público e os movimentos sociais já dura alguns meses e já foi notícia até em Portugal. A Prefeitura de Apodi tenta amenizar os desencontros, construindo, inclusive, uma cartilha explicativa sobre o projeto.

Jornal de Fato

4 comentários:

  1. aefeitura estar de olho é na montanha de dinheiro de ISS,ou seja 14 milhçoes de reais e o povo pobre da chapada que se lixem,essa é a verdade,mais a prefeita fai querer o voto da genta,agora votemos mais nela.

    ResponderExcluir
  2. cade a prefeita que não fica do lado do povo

    ResponderExcluir
  3. PRECISAMOS DA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE PERENIZAÇÃO DO RIO UMARI QUE IRÁ BENEFICIAR VARIOS PRODUTORES DE: APODI,CARAÚBAS E FELIPE GUERRA

    ResponderExcluir
  4. gostaria de comentar: sobre o projeto de irrigação que estar sendo discutido, sera que os nossos politicos de nosso municipio não estão vendo a cituação dos agricultores(as) familiares da nossa querida chapada, e os 158 pequenos e medios proprietarios que poderão serem tirados dos seus convivios habitares(exemplos) uns ja vivem a decadas tem outors que ja tem um convivio de ceculos, e o mais contrario visto e de que a secretaria de agricultura do nosso municipio e quem esta puxando esta discusão principalmente ate divulgando de emitir uma cartilha sobre o projeto, que vergonha dos que estão a frente da secretaria, Pincipalmente os representantes dos assentamentos como Raimundo Moiseis e Dede de Vila Nova, Nobres tenham sirimonha do que voces estão plantando,pare e fassan um analise de se mesmo o antes de serem assentados pela a reforma agraria e hoje depois de serem assentados, voces não tinha nem a onde moraem e hoje tem terra pera trabalharem moradias dignas,capinovinocultura,apicultura não vou mais nem citar os que voces foram como lideranças ate representantes de cooperativas de creditos e da nossa agricultura familiare hoje andam pregando de que não existe nada organizado na nossa chapada(olha carissimos voces iram pagarem um preço bem alto com o que voces estão propagando o que se planta e o que se colhe) em Apodi se tem de tudo 02 padoreiros,02 igrejas de Cristo so Faltava essa da secretaria de agricultura do nosso municipio passa a representa a secretaria do agronegocio do Municipio de Apodi(muito obrigado para quem ler este comentario

    ResponderExcluir