terça-feira, 5 de julho de 2011

Blog questiona sobre programa Legislativo Forte


As duas matérias são do Blog do professor Toinho

Por que parou? Parou Por quê?

O recentemente o programa dos vereadores parou de ser transmitido pela FM 87.7, uma das rádios comunitárias do nosso Apodi. O programa dos vereadores era muito útil à população devido questionar fatos do poder administrativo que a população não tinha acesso. Com o programa fora do ar agora a boca do povo ficou tapada de vez.

Não entendo por que um programa daquele porte deixou de ser transmitido. Já que é uma rádio comunitária ela não está lá para prestar serviço? E o programa dos vereadores por acaso não era uma prestação de serviço à população?

Quantas e quantas pessoas reclamavam dos problemas de nossa cidade, de suas comunidades através do programa, já que não tinham espaço em outras rádios particulares. Eu ainda vou puxar da internet o regimento das rádios comunitárias para ver como isso funciona para ter uma opinião mais bem fundamentada.

Fui à casa de alguns vereadores oposicionista questionar esse problema por meio de entrevista, telefonei para outros e não fui atendido. Parece até que estão fugindo do debate... Será? A bem da verdade, todos esses vereadores detestam a mim e este blog, sou muito chato.

Em dias onde o questionamento é fundamental com a proximidade do pleito de 2012 parece que só alguns pouquíssimos blogs é que vão ficar a disposição do povo. Só é lamentável que 90% da população apodiense não têm acesso a internet. Uma pena.



Ainda sobre a suspensão do programa dos vereadores

Ainda falando a respeito da suspensão do programa dos vereadores na rádio FM 87.7, um cidadão me falou que foram os próprios vereadores quem desistiram do programa. Encontrei-me hoje com os vereadores Chico de Marinete, como estávamos ambos com pressa e ele de recesso parlamentar perguntei-lhe rapidamente a respeito da suspensão do programa

“A rádio estava oferecendo um serviço de péssima qualidade aos vereadores, por exemplo, na sessão da câmara durante o grande expediente, na hora em que os vereadores iam começar a falar a rádio simplesmente sai do ar”, explicou o vereador.

“Por mais de dois meses reclamamos com a administração da rádio e o problema nunca era solucionado e só acontecia sempre na hora do programa da câmara. Depois, nos outros programas tudo voltava ao normal. Dessa forma, para evitar constrangimentos resolvemos suspender o programa”, disse. “Não se preocupe, em agosto talvez o programa volte na AM” Completou o edil.


CONSIDERAÇÕES:

1º) Considero essa uma decisão para lá de precipitada por parte da presidência daquela casa. Sua obrigação era exigir que o problema fosse definitivamente solucionado. Como rádio comunitária ela está lá para prestar serviço à comunidade da melhor forma possível.

2°) Baseado na explicação que o vereador me deu, muito me estranha o problema só ocorrer com o programa dos vereadores e não acontecer em outras programações.

3º) É inconcebível que com a proximidade de um ano eleitoral os vereadores de oposição, em especial da Nova geração e do PSB, se permitam calar, já que dos outros não pode-se esperar tanto. O marketing político está comendo de esmola por ai e fatos precisão ser contestado e ninguém melhor que os vereadores para uma possível contestação.
4º) Será que o programa numa rádio cunho particular como a AM, o contrato permitirá espaço para os vereadores e o povo tenham liberdade para dizer o que realmente pensam?


Eu explico:


Primeiro, corroboro em gênero, número e grau que o programa legislativo forte, é sem dúvidas de grande importância para nossa cidade, para aqueles que querem externar seus pensamentos, já que a grande maioria da imprensa falada e escrita hoje é ligada a atual administração, no entanto algumas coisas precisam ser explicadas ao professor e a todos.


1) Acredito que O Professor não conhece como é feita uma transmissão externa de rádio, por isso discordo quando o mesmo diz que a decisão da presidência da casa foi precipitada em cancelar a transmissão da rádio cidade, porque em momento algum a radio em destaque transmitiu uma sessão com qualidade, mesmo diante de reclamações dos Vereadores, claro falou da transmissão da sessão porque quanto ao programa aos sábados nunca tivemos problema, porque era ao vivo no estúdio da emissora, isso porque a mesma no atual momento não dispõe do equipamento que é denominado LINK que daria qualidade a referida transmissão externa.


2) Quanto a Rádio ser comunitária incentivo de fato o professor em buscar as leis que regem essas rádios comunitárias, mas desde já afirmo que essas rádios também tem despesas, como água, luz, telefone, material de limpeza e outras, para isso não podem fazer tudo de graça, nesses 10 anos de rádio ainda não vi uma sequer, e não seria em Apodi que isso aconteceria.


3) Ainda sobre o questionamento do problema de transmissão acontecer somente no programa dos Vereadores, essa é fácil de explicar. O problema se dá justamente pelo fato de ser necessário o tal LINK, porque pela internet em Apodi é impossível, definitivamente todos os provedores nós conhecemos as condições.


4) Quanto ao zelo especifico do professor aos vereadores da nova geração eu compreendo, mas afirmo que não só eles, mas todos estão passando pelo mesmo problema, portanto quer oposição ou situação todos estão sem voz nesse sentido.


5) Por fim sobre a possível contratação dos serviços da rádio AM, tão questionada pelo professor, não vejo problema, porque o importante é que a sessão e o programa cheguem com qualidade a todos, porque falar aquilo que quer só depende de cada um, até porque quando se contrata se tem liberdade, se compra o espaço.

Preocupei-me sinceramente com todo esse “clamor” do professor e sinceramente espero que tenha clareado a idéia dos nossos amigos e amigas. Sempre as ordens.

3 comentários:

  1. Dá uma passadinha no meu blog
    http://mochileiro-das-galaxias.blogspot.com/
    tenho certeza que vamos trocar muitas ideias ainda.

    ResponderExcluir
  2. discordo de vc josenias,nada pode passar por cima da lei,portanto as radios comunitarias tem seus determinados fins,e que é principalmente o acesso aos questionamentos,a democratização da emprensa falada e que os vereadores tem meios legais de exigirem do sr que o povo pensa ser dono de radio em apodi,que a qualidade da transmissão do programa dos vereadores seja liberada e com qualidade.isso é fazer valer a democracia e que financeiramente as radios comunitarias só poder receber patrocinios para programas de carater social,comunitario.SE EU ESTIVER ERRADO,prove o contrario divulgando em seu blog O COODIGO DE ÉTICA DAS RADIOS COMUNITARIAS,que vcs não divulgam, não sei que medo faz,PORQUE VCS NÂO LEVAM AO CONHECIMENTO DO POVO AS LEIS QUE REGEM UMA RADIO COMUNITARIA?porque?

    ResponderExcluir
  3. parabens ao prof toinho,que levantou um fato importante para o povo,para a liberdade de voz em apodi,como fez tambem no caso das placas trocadas de obras em apodi e nem esse blog e nem a dos vereadores questionou,valeu professor o seu blog é otimo.

    ResponderExcluir