quarta-feira, 27 de julho de 2011

Acampamento de férias é considerado um dos maiores eventos de formação para juventude de Apodi









Foram três dias de muita alegria, brincadeiras e muito conteúdo de formação, um projeto voltado ao entretenimento e a formação do jovem para atuar no cenário das discussões das politicas sociais do município de Apodi.

O Acampamento foi realizado em Catolé do Rocha, no espaço Xiquexique com o apoio do PDA de Catolé e do PDA de Apodi. O evento capacitou 60 jovens que receberam do FMJ um certificado para atuarem na articulação do movimento juvenil de Apodi.

O evento foi marcado por várias aventuras e jogos radicais. A escalada da serra na manhã de domingo deixou a galera bem eufórica, uma subida íngreme que misturou aventura e perigo, dando aos jovens a oportunidade de viver experiências marcantes, onde as opções de tomar decisões imediatas eram importantíssimas.

As oficinas de formação foram ministradas por Matheus Firmino da Rede de Jovens do Nordeste núcleo da Paraíba, Eliane Nunes coordenadora do PDA de Catolé do Rocha, e por Elielma Souza diretora do FMJ de Apodi. As oficinas ocorreram durante todo o evento, tratando de temas como: Protagonismo Juvenil; a juventude e os movimentos históricos do Brasil; juventude e política; juventude em rede; e juventude em ação.

Um dos momentos mais importantes do acampamento foi à mística na manhã de segunda feira (25), onde os acampados tiveram a oportunidade de participar de um momento de espiritualidade e reflexão, onde vários jovens fizeram seus depoimentos. Os jovens puderam falar de seus sentimentos, de seus principais medos e de seus sonhos. O momento foi marcado por muita emoção, não houve quem não chorasse com os depoimentos e com as magnificas historias de vida que cada um partilhava, foi um momento único que conseguiu gravar no coração dos jovens a importância de vencer os medos e enfrentar os problemas sem jamais desanimar.

Segundo depoimento de vários jovens, o acampamento foi responsável por muitas mudanças, foi uma oportunidade de animar os jovens na caminhada, de apontar o rumo e de trazer o jovem de volta a vida.

Estamos convictos de que fizemos um bom acampamento, que superamos todos os obstáculos e que alcançamos todos os objetivos previstos e não previstos. Não temos o que dizer, depois de ouvir o sentimento de cada jovem, não temos nenhuma palavras que possa descrever quão grande é a importância desse tipo de evento, desses momentos onde o jovem pode expressar seus sentimentos sem nenhuma repressão. Como bem frisamos em todo o acampamento, faltou apoio para que fizéssemos o projeto da forma que estava previsto, mas não faltou coragem de fazer o possível e o impossível para que o acampamento fosse inesquecível para os 60 jovens – frisou Jerlândio Moreira coordenador do FMJ.

Os jovens retornaram a Apodi na manhã desta terça-feira, mas já voltaram com datas e previsões para a terceira temporada do Acampamento de Formação de lideranças Juvenis de Apodi. Ainda esse mês haverá reuniões para definição da continuidade do projeto de formação.

O Fórum Municipal de Juventude está elaborando um documentário sobre o Acampamento de Formação de Lideranças Juvenis de Apodi, e em breve estará distribuindo para as organizações parceiras do projeto.

Equipe de Comunicação Social do FMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário