quinta-feira, 21 de julho de 2011

Brasil deve ganhar 431 novas rádios comunitárias até o fim de 2011




Mil duzentas e oitenta e uma cidades brasileiras ainda não têm emissoras de rádio comunitárias em operação. O levantamento é do Ministério das Comunicações, que pretende universalizar o serviço habilitando novas rádios em todo o País. Só esse ano, o Ministério vai contemplar 431 cidades, com objetivos bem definidos: valorizar as culturas locais, estimular a democracia e popularizar o acesso e a produção de informação. É o que ressalta o Coordenador de Radiodifusão Comunitária do Ministério das Comunicações, Octávio Pierante.


"A idéia é que a programação de uma rádio comunitária reflita os anseios e as demandas e as idéias de uma determinada comunidade. Uma emissora de rádio comunitária pode operar com potência máxima de 25 watts, ter uma altura de antena de 30 metros, e pode cobrir uma área de um quilômetro. Então, ela é efetivamente comunitária no sentido de definida segundo um espaço geográfico definido de um quilômetro.


“A idéia é que todos os interessados naquela comunidade, naquela região, possam participar da programação, e que a entidade que presta aquele serviço seja aberta à participação dos representantes daquela comunidade." No Brasil existem mais de quatro mil rádios comunitárias.


Elas funcionam como a voz e os olhos de muitos municípios brasileiros, registrando o dia-a-dia das comunidades, descobrindo talentos, informando e divertindo. As organizações interessadas em habilitar uma rádio comunitária podem encontrar no portal do Ministério todas as informações sobre prazos e documentos necessários para participar do Plano Nacional de Outorgas. O endereço é: http://www.mc.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário