APODI – Mais de 300 professores da rede municipal e estadual de Ensino de Apodi e municípios jurisdicionados pela 13ª Diretoria Regional de Educação – DIRED/Apodi, participarão na manha dessa segunda-feira no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, da abertura da Jornada Pedagógica 2011 que serve como preparação para o início do ano letivo de 2011.
Realizado pela Prefeitura do Apodi via Secretaria de Educação e Cultura, Diretoria Regional de Educação (DIRED) com o apoio da Editora Atica. O evento teve como tema: "Um novo olhar para a prática pedagógica a partir das avaliações nacionais da Educação Básica". A Jornada Pedagógica das escolas públicas estaduais teve seu primeiro momento em Natal, nos dias 02 e 03, com os diretores das Direds e os coordenadores pedagógicos das mesmas. Já nos dias 07 e 08, acontece os encontros regionais, com os gestores e as equipes pedagógicas das escolas, que em seguida repassarão as formações para os professores. Em Apodi a jornada envolve problemas da rede municipal e estadual de ensino.
Segundo a prefeita, Goreti Silveira Pinto, o tema da Jornada que tem como objetivo analisar as referências das avaliações nacionais para pensar e instrumentalizar ações nos componentes curriculares, na perspectiva de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
Ainda de acordo com a prefeita da cidade, a Jornada Pedagógica é fundamental para fortalecer o trabalho coletivo e preservar a discussão, a integração, além de valorizar a interdisciplinaridade.
A abertura do evento contou com a participação de mais de 300 professores, diretores e outros profissionais que atuam na educação do município e cidades circunvizinhas. Os profissionais aprenderam sobre práticas de ensino e educativas, a construção do cotidiano escolar, autoconfiança e auto-estima, as necessidades e os desafios da educação voltada para jovens e adultos, planejamento interno da unidade escolar e as sobre as diretrizes curriculares nacionais gerais e da rede municipal de ensino de Apodi para a educação básica, redimensionar o planejamento utilizando as matrizes de referencia com a descrição das competências e habilidades que os alunos deverão dominar em cada ano do ensino fundamental.
Para a prefeita, Goreti Pinto que também é professora, a Jornada Pedagógica vai capacitar e motivar os professores e com isso o ano letivo será produtivo e de ganhos para alunos, que terão ensino de qualidade e melhores perspectivas. “Nossos professores tem ajudado ao município de Apodi a cada dia dá mais um passo na construção de uma Cidade Educadora”, comentou Goreti Pinto.
A prefeita ainda destacou as ações do seu governo no campo da educação, como a valorização dos professores com a implantação do Plano de Cargos Carreira e Salário, reforma de escolas, doação de fardamento, kit com material escolar, transporte e merenda escolar de qualidade. Apodi em 2010 foi contemplada com dois ônibus escolar através de uma parceria da Prefeitura do Apodi com o Governo Federal via Ministério da Educação (MEC). Goreti também fez varios elogios a passagem da professora Raimunda Freire pela Secretaria Municipal de Educação.
AS ESCOLAS ISOLADAS CONTINUAM ESQUECIDAS,NÃO FOMOS INFORMADOS DESSA JORNADA PEDOGÓGICA.
ResponderExcluirVALEU!!!!OBRIGADA!
só quem não soube dessa jornada pedagogica foi quem não houve as radios locais,não tem tel.fixo ou movel,não tem acesso a internet,não usa nem um meio de comunicação,certamente não é so a escola que é isolada.
ResponderExcluirMas não foi só um professor que ficou fora da jornada,será que nenhum escuta rádio ou tem acesso a blogs? me desculpe mis esses avisos foram mal repassados.Mas de hoje em diante qualquer irregularidade nas ESCOLAS ISOLADAS,que são muitas,comunico nos Blogs,um dia vcs aprende administrar as escolas isoladas com mais humanidade.
ResponderExcluir