Governador Dix-sept Rosado - A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) espera normalizar hoje o abastecimento em parte da cidade de Governador Dix-sept Rosado. O problema imprevisível foi provocado pela queima do equipamento que bombeia água de um dos três poços responsáveis pelo abastecimento da cidade.
A previsão do gerente regional João Maria de Sousa é religar o poço no início da noite desta quarta-feira (9) com a recuperação do sistema, de forma gradativa, começando pelas partes mais baixas. A queima do equipamento aconteceu na sexta-feira passada (4), provocando a parada no poço que produz 100 metros cúbicos de água por hora.
Por ser um dos poços com maior vazão, o desabastecimento atingiu um número maior de habitantes. Para evitar que o problema se repita, o diretor Técnico da Caern, engenheiro Ricardo Varela, já autorizou a Regional de Mossoró (que administra o abastecimento de Governador Dix-sept Rosado), a aquisição de uma nova bomba que ficará como reserva para as emergências na cidade.
João Maria informou que os técnicos da Caern estão trabalhando desde cedo na montagem do poço, reinstalando a bomba que foi consertada em Mossoró. Nesta quarta-feira (10), a diretoria da Caern se reuniu com a prefeita da cidade, Lanice Ferreira, e com o gestor de assistência social do Município, Itamir Vieira, para discutir a ampliação da rede de distribuição de água de Governador Dix-sept Rosado. No ano passado, a Companhia abriu processo licitatório para ampliar a rede. Mas a empresa que venceu a licitação não apresentou todos os documentos necessários para assinar o contrato e executar a obra e a licitação foi cancelada.
Para abrir um novo processo licitatório, a Caern precisa equilibrar as finanças, uma vez que a obra representa um investimento de mais de R$ 1 milhão em recursos próprios da Companhia.
Porém, com a aquisição da bomba reserva, a empresa terá condições de reduzir significativamente o problema de falta de água no município. De acordo com o gerente de projetos da Caern, Josildo Lourenço, a extensão de rede prevê a implantação de 375 novos ramais domiciliares, sendo 40 para o conjunto habitacional Fausto Martins, que é um dos mais afetados por problemas de abastecimento.
De Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário