segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Apodi: Fábrica de temperos amplia vendas em 58,4% após Programa ALI

Uma guinada. Assim pode ser definida a trajetória da indústria potiguar Tempero Cheiro Verde, situada no município de Apodi (a 342 quilômetros de Natal), após a participação no Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). O programa é uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para levar a cultura da inovação a pequenos negócios.

Em apenas 16 meses, a empresa acumulou um crescimento de 58,4% nas vendas dos produtos, entre vinagres, temperos líquidos, molhos, pastas e extratos de alho. Graças às intervenções, como ampliação do mix, modernização de embalagens, melhoria de produtos e automação da linha de produção, o negócio deve dobrar a capacidade de fabricação de temperos.

“O ALI e o suporte dado pelo Sebrae foi fundamental para o andamento e desenvolvimento da empresa. Quando assumimos, o negócio estava completamente estagnado, mas, hoje, temos perspectivas concretas de crescimento. Até o fim do mês, deveremos dobrar a nossa produção mensal”, adianta o empresário Francisco Cavalcanti Júnior, proprietário da indústria de temperos.

No fim de 2013, o empreendedor adquiriu a fábrica e procurou o Sebrae para ajudá-lo a dar um novo rumo para o negócio. Ele aderiu ao ALI e as primeiras intervenções propostas no diagnóstico surtiram efeito. A adoção de Boas Práticas de Fabricação (BBF) elevou a qualidade dos produtos fabricados. A linha de produção passou a ser automatizada e padronizada. O mix de produtos foi ampliado. Novas embalagens foram criadas e abertas novas frentes de comercialização.

Atualmente, os 180 mil litros de temperos produzidos mensalmente chegam a estados, como Maranhão, Piauí, Paraíba e Ceará, além do Rio Grande do Norte. “Em três anos, a nossa meta é consolidar a atuação nesses mercados e dobrar o nosso faturamento atual. Queremos chegar também ao mercado pernambucano”, estima Cavalcanti Júnior, explicando que há negociações com distribuidores de Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Estamos com cautela. Queremos dar um passo por vez”.

Fonte: Jornal de Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário