terça-feira, 1 de setembro de 2015

Academia de Letras de Apodi é despejada da Casa de Cultura

Do presidente da Academia de Letras do município de Apodi, denunciando que a instituição foi despejada do espaço que ocupava na Casa de Cultura da cidade, o Blog recebe e publica a reclamação, chamando atenção para os órgãos de cultura do estado:

Boa noite amiga Thaisa

Profundamente indignado comunico-lhe literal despejo da Academia Apodiense de Letras (AAPOL) do âmbito da Casa de Cultura Popular de Apodi, feita de forma injustificável e sem comunicação oficial à diretoria da AAPOL, pelo seu atual agente de Cultura, José Alex Cassiano da Silva.

Observe-se que a maior instituição cultural do município e cidade de Apodi consta em seu estatuto, devidamente registrado em cartório, que tem como sede a Casa de Cultura Popular de Apodi, onde foi oficialmente instalada em 23 de março de 2006, em concorrida solenidade que contou com a presença de todo o segmento cultural do estado.

Conforme se depreende da foto em anexo, a referida instituição cultural tem uma majestosa galeria de seu quadro de imortais sócios-fundadores e seus respectivos patronos, bem como de expressivas intelectualidades dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba.

Para agravar ainda mais a insana atitude, o Sr. Alex Cassiano determinou a retirada da nossa galeria fotográfica, cujo importante acervo iconográfico encontra-se jogado ao chão de uma das salas daquele imóvel.   

Como presidente, acionarei a justiça para que seja coibida tamanha e abusiva arbitrariedade cometida contra a maior instituição cultural da cidade.

A oportunidade, renovo cumprimentos de lídima estima e irrestrita confiança.         
Apodi-RN, 31 de agosto de 2015
Marcos Antonio Pinto
presidente

Fonte: Thaisa Galvão.

7 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Defenda Flaviano, Marcos Pinto, onde fica os defensores Genildo e companhia

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que o governador vá concordar com tamanha agressão à maior instituição da cultura apodiense.

    ResponderExcluir
  3. Insano, incoerente, rude e insensato. Caro Sr. Marcos pinto, conheço a situação, sou membro ativo da Associação Raimunda Dantas-ARD, atual instituição que zela e cuida da manutenção física e funcional da referida Casa de Cultura-Apodi/RN; E venho lhe dizer meu nobre conterrâneo, que não há veracidade nestes fatos.

    Primeiro ponto: não há despejo!

    Desde janeiro deste ano, que tentamos REATIVAR a AAPOL, o Sr. sabe, pois o primeiro ato a ser tomado pela pessoa de Alex Peteka e pela ARD, foi procurar pessoas como Dona Vilmaci Viana, o Sr. Genildo Souza e sua pessoa caro amigo, para resolvermos a problemática desde "Acadêmia Apodiense de Letras"; pois a mesma encontra-se ABANDONADA! É do conhecimento do Sr. que nós que compomos a ARD, por pedido do Sr. Alex, e por boa vontade nossa, separamos, catalogamos e expomos os livros da dita biblioteca da AAPOL (biblioteca essa que encontrava-se em abandono e entregue as baratas e ratos) isso em comunhão com o amigo Genildo De Sousa, também membro da Academia Apodiense de Letras, salve o engano, secretário da mesma.

    Segundo ponto: retiramos os quadros? Sim. Retiramos os quadro também ABANDONADOS para darmos continuidade ao projeto de revitalização das dependências da Casa de Cultura - pintura do auditório. Sim nobre amigo, nós, quanto instituição de direitos privados estamos realizando campanhas e ações para angariarmos fundos e reforma um prédio público; coisa que nos 09 anos a AAPOL "usufruiu" NUNCA fez!

    Pois bem, só queria esclarecer este fatos, para não repassarmos informações errôneas e desvirtuarmos a visão dos nossos conterrâneos com elas.

    Atenciosamente,
    Luis Marinho

    ResponderExcluir
  4. Assessor de cultura da Prefeitura de Apodi JOSÉ ALEX CASSIANO DA SILVA confirma, via postagem em sua página do Facebook (Pasmem!) arguições da presidência da Academia Apodiense de Letras (AAPOL) AFIRMANDO: "Fui nomeado Agente de Cultura, mas nunca tomei posse. Por isso não estou como coordenador da Casa de Cultura e sim Assessor de Cultura do Município de Apodi. Lá estou na condição de presidente da Associação Raimunda Dantas". Diante tamanho disparate, resta configurado que legalmente a Casa de Cultura Popular Historiador Valter de Brito Guerra encontra-se legalmente órfã de Agente de Cultura que a administre, uma vez que é estritamente vinculada à Fundação José Augusto, que é uma instituição cultural do governo do estado. Portanto, legalmente não pode administrar uma instituição para a qual não foi empossado. Ademais, confirma o desprezo a que relegou o acervo iconográfico da Academia Apodiense de Letras (AAPOL), pondo-o no chão quando deveria ter acondicionado sobre uma mesa devidamente preparada para a guarda e conservação. O referido ator Alex Cassiano precisa acompanhar os fatos que norteiam a cultura potiguar, que tem veiculado efetiva participação da Academia Apodiense de Letras além fronteiras da sua sede, inclusive no estado do Ceará, onde participou de várias solenidades, destacando-se o encontro histórico-cultural no Instituto Cultural do Cariri, situado na cidade do Crato, em Novembro de 2014. A AAPOL tem firmado parceria com o ICOP (Instituto Cultural do Oeste Potiguar) AMOL (Academia Mossoroense de Letras),com a AFLAM (Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró), com a ALACE (Academia de Letras e Artes do Ceará), com a SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço) com o MUSEU DO SERTÃO, que é o maior museu temático do Nordeste, e outras instituições, que seria cansativo enumerá-los. O Assessor de Cultura da prefeitura de Apodi confirma, ainda, sua ilegalidade no gerenciamento da Casa de Cultura, quando nunca formalizou nenhum contrato de comodato entre o governo do estado, via Fundação José Augusto, com a profícua Associação Raimunda Dantas -ARD, até porque não constitui prática legal firmar comodato de uma Casa de Cultura com uma só instituição cultural , alijando e relegando ao desprezo as demais instituições culturais da cidade, quanto a instalação em seu âmbito físico. Não sou afeto ao cabotinismo, o que me faz sentir-me um simples aruá do pé da serra de meu amado Apodi, à serviço da cultura do meu torrão natal.

    ResponderExcluir
  5. Esse dr:marcos pinto gosto de um polêmica
    Não vou falar mais nada porque josenias não
    Posta.

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus! Este homem fez faculdade de direito só para passar vergonha na internet? É um coitado, digno de pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz que fez, mas desconheço alguem que o cobtratou

      Excluir