quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Apodi ganhará amanhã, 27 Unidade do SAMU



A partir de amanhã, 27 Apodi contará com uma unidade de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O benefício chega ao município graças a uma parceria com os governos federal e estadual. Segundo anunciou a prefeita Gorete Silveira, a implantação da unidade será nesta quinta-feira e irá funcionar às margens da rodovia BR-405, próximo a entrada do Hospital Regional de Apodi, local que foi readaptado para acomodar a equipe de socorristas e técnicos que atuarão na ambulância do SAMU.

A expectativa é que na inauguração da unidade, esteja presente uma equipe do SAMU Metropolitano para fazer uma simulação de atendimento com uso das unidades móveis de outras bases descentralizadas e de Apodi. O serviço estará em pleno funcionamento a partir de sexta-feira, 28, cujo atendimento abrangerá uma área de 50 quilômetros, atendendo assim as cidades da região. O atendimento será acionado pelo número de discagem direta e gratuita 192.


O serviço visa agilizar os atendimentos de urgência e emergência, bem como realizar transferências de pacientes graves. O atendimento será 24 horas por dia por meio de chamadas gratuitas pelo número 192. A Secretária Municipal de Saúde solicita à população que utilize o 192 com consciência, pois ao utilizar o serviço, se o caso não for urgente, poderá estar retirando a equipe de um possível atendimento mais urgente. O programa SAMU é o atendimento móvel criado para urgências e emergências com plantão permanente 24 horas, pelo telefone 192. O SAMU realiza o serviço de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.


Trata-se de um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde. Quando houver casos de socorro, a população deve entrar em contato com o número 192, que será atendido pela central de regulação. A partir da identificação do caso, a ambulância será enviada com o motorista e no mínimo um técnico em enfermagem, dependendo da ocorrência

3 comentários:

  1. essa parceria era para ter sido realizada a dois anos atras,alguém sabe dizer porque não foi feita?KKK,e se não for implantado a unidade federal do samu em apodi até dia 31 de dezembro 2012,apodi perderá o samu por mais dois anos e só terá o serviço emplantado em nosso municipio só em 2014 e dizem ainda que por causa do atrazo da parceria prefeitura e estado via governo federal,a ambulancia ainda não será a completa e vai iniciar sem medico.kkk tentam mascará a realidade porque?assim ja comentam o povo nas esquinas da cidade ate na saida tem gente tentando iludir o povão,essa é a voz do povão.

    ResponderExcluir
  2. Fico me perguntando, pra que uma unidade do SAMU se o hospital de Apodi não tem condições de resolver um problema de braço quebrado? Ao invés de colocar uma unidade do SAMU que vai servir só para aumentar o número de pacientes que vão para Mossoró deveria sim ampliar o hospital e colocar uma UTI para que não morra tantas pessoas por falta de condições de salvamento.

    ResponderExcluir
  3. Um serviço básico que ha anos dependia somente da prefeitura que ficou somente com a parte da instalação da equipe e mesmo assim quase que não chegava em nossa cidade...

    ResponderExcluir