sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Falando sobre o projeto de Irrigação da Chapada do Apodi

Até esse momento assisti inerte a dezenas de afirmações sobre esse projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, mas chega um momento que é necessário falar, e tenho propriedade para isso, pois hoje conheço essa Chapada sofrida rica e pobre ao mesmo tempo minuciosamente.
Ora, essas pessoas que hoje atacam o projeto a grande maioria se quer mora na Chapada, não conhece a triste realidade que vive o criador, o homem do campo, na verdade só conhecem de reuniões quando passam em seus carros luxuosos com ar condicionado ligados, fazendo mais poeira para os nossos sofridos agricultores, que visualizam centenas de hectares de terra, mas seca sem nem uma perspectiva.
Até agora não vi ninguém falando que o projeto em sua essência é voltado em cerca de 85% para os pequenos agricultores, e que um grupo de moradores da Chapada esses sim legitimamente lutaram para algumas adequações, tais como a prioridade da aquisição dos lotes pelos desapropriados, e outra a manutenção de povoados que estão já com vida fixadas e o que julgo mais importante a comercialização desses lotes apenas para outros pronafianos que em sua maioria são agricultores pequenos, oriundos da agricultura familiar.
Afirmar que o projeto é da morte é fácil, mas até agora não visualizei um porque, até porque a maioria dessas pessoas que assim adjetiva o projeto, tem água, moram no Vale e outras regiões, e se escondem por trás de uma instituição de forma monarquista a mais de dezesseis anos, o que para mim já no mínimo um contrassenso.
Morte é que estamos vivenciando, morte dos animais, morte do sentimento do agricultor, isso sim é morte.
Não sou contra o tal projeto, nem o vejo como a redenção da Chapada do Apodi, mas tenho certeza que pior do que está agora não fica, porque outro ano de seca devastaria toda nossa Chapada, mas tenho comigo uma ideia formada que quem muito critica é porque tem segundas e ruins intenções, ou do contrario não conhece de fato a realidade da Chapada do Apodi.

11 comentários:

  1. Concordo plenamente, mais infelizmente o que encontramos em Apodi é rivalidade entre políticos, está na hora de pensarmos no próximo :)

    ResponderExcluir
  2. Josenias, sempre acompanho os blog da nossa querida Apodi, e vejo que seu blog é o mais completo, pois abrange vários assuntos e informações que devem ser passados para a população.
    Em Outros Blogs essas informações São escassas, deixando de passar conhecimento importantes a população como essa do PROJETO DE IRRIGAÇÃO. Antigamente Falavam por que não existia Um Projeto para utilizar a água da Barragem de Santa Cruz, Hoje se tem um projeto para tal, E o que acontece, a população manipulada por alguns acaba sendo influenciada, Pois Faltam o conhecimento sobre o que de fato e este Projeto.
    Gostaria de Parabenizar a você Josenias pelo blog maravilhoso e continue assim trazendo varias informações de Vários assuntos.

    ResponderExcluir
  3. Piada do Dia!!! rsrsrsrsrsrsrrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. não costumo concordar com seus pensamentos, principalmente os políticos, mais tenho q concordar e elogiar essa matéria. muito boa. o pessoal mais leigo da cidade não sabe o q realmente acontece.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com Josenias, na verdade o projeto precisa de adequações que vem de fato favorecer o pequeno produtor, porém dizer que é o projeto da morte é um exagero e concordo piamente com o que o blogueiro falou a maioria daqueles que são contrários ao projeto moram no vale, são prestadores de assistência técnica a determinadas ONGs que mais se beneficiam do que ajudam ao trabalhador. Na verdade o que eles querem é o rateio dos investimentos pra essa ONGs para lhes garantir emprego, sem no entanto se preocuparem de fto com o homem do campo. queria só ver esses técnicos da ASA, Terra Viva e etc, fossem convidados pra prestarem seus serviços a esse projeto por uma grana maior do que a que eles ganham pra ver ate onde eles iriam contra a irrigação da chapada necessitada de água para o povo e pros animais.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de em 99% dos casos discordar de você Josenias, dessa vez tenho que dar o braço a torcer. Temos água em abundância e essa água é subutilizada. O que vai fidar acontecendo é toda nossa água servir para abastecer Mossoró e nós ficarmos chupando o dedo como sempre. Principalmente as pessoas que estão hoje lutando contra esse projeto, pois convivem todo santo ano com a seca, mas mesmo assim não querem sair das suas terras para colaborar com o projeto.

    O governo tem autonomia para realizar a desapropriação e está o tentando fazer de uma maneira amigável, vamos deixar de ser cegos e passar a enxergar com os olhos da razão. Se levarmos em consideração a quantidade de empregos gerados (mais de 10.000), que finalmente aquela região vai ter água e muitos outros fatores. Só gente cega que vai discordar do projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vá pensando que é bem assim meu caro. A água vai passar pela região, ou melhor no terreiro de muitas famílias, mas vamos ver a que custo vai ter que se pagar para ver ela sendo usufruída pelos os moradores. Outra coisa desses 10.000 empregos citado por você, será que parcela terá essas pessoas que vão desapropriadas de sua terras? A verdade é que ha muito o que se rever nesse projeto, não o vejo também como projeto da morte, mas sim como mal elaborado em respeito aos que teriam que ser os mais favorecidos.

      Excluir
  7. Historiador Marcos Pinto rebate as criticas do Blogueiro Josenias Freitas.

    Marcos Pinto Pinto
    Marcos Pinto

    Em sua pagina do Facebook, o historiador de Apodi Marcos Pinto dá resposta à postagem do blogueiro Josenias Freitas que disparou contraos movimentos sociais, e em defesa do perímetro Irrigado da Chapada do Apodi. Veja:

    "Meu caro Blogueiro, vejo como muito decepcionante as suas esdrúxulas concepções em defender o PROJETO DA MORTE E DA EXPULSÃO DOS HUMILDES AGRICULTORES DA CHAPADA. Não queira nos fazer de tolos ao arguir que os humildes agricultores serão aquinhoados com um lote pertencente à sua mais que centenária gleba de terras, de onde retira a sobrevivência alimentar sob a modalidade de agricultura familiar orgânica.

    Ademais, este nefasto projeto do DNOCS não passa de um instrumento de lavagem de dinheiro oriundo da corrupta empreiteira DELTA, que bancou as candidaturas do Henrique Alves e do filho do Elias Fernandes no pleito de 2008. Daí que resulta a incontida truculência do Henrique Alves e a trupe do PMDB Apodiense que não quer ver - e o pior cego é aquele que não quer ver, que estão sendo objeto de interesses escusos, em que os humildes conterrâneos teriam que amargar a expulsão de suas glebas, em detrimento de asquerosas multinacionais do Agronegócio.

    Lembrai-vos do natimorto projeto de Geraldo Melo que, mesmo com estudos técnicos mostrando a inviabilidade do projeto, lavou milhares de dólares, sob a conivência de políticos Apodienses, que fizeram vistas grossas para tal empreitada. Resultado: Malogro total.

    Pense bem Blogueiro, para que amanhã não venhais a cerrar fileiras com esses mesmos conterrâneos que torciam pelo projeto Geraldo Melo e hoje atuam em sua defesa sob a carapuça de interesses políticos e econômicos escusos. Atentai, pois."


    Nota: Depoimento colhido do Facebook do Historiador.

    ResponderExcluir
  8. Estes que se dizem defensores da sociedade são muito bem pagos por ONGS,que se ultilizam do acesso as asssociações e sindicatos para manipular o povo tudo indo de encontro aos seus interreses pessoais que utilizando de nossos impostos ver a oportunidade de viajar por vários lugares e defenderem o sistema político que o mantém.pensem alguns de voces ja viram estas pessoas criticarem o gonverno que lhi dar sustentação??Mais nós vemos que a agricultura nao esta bem nao.perguntem ao agricultor e agropecuarista se todos estão sendo bem assistido numa seca desta?a burocracia?

    ResponderExcluir
  9. caro josenias! vehno todo dia ler suas páginas e venho acompanhando as matérias sobre esse projeto, concordo com você quando fala em outras palavras que a chapada e os agricultores paga um preço muito devido a grande seca, não é de hoje que vivenciamos seca no nordeste ela é cruel e devastadora isso até os incredulos concordaria,porém também discordo quando se refere que pior não vai ficar, vai ficar sim, quem vai dá assitências técnica para os produtores, tem que ter é fundamental na irrigação, quem vai custear a irrigação que é bastante cara diga-se de passagem, todos produzindo vai ter um excesso de produtos e aí, quem compra, se adqueriu um finaciamento bancário como vai pagar, porém com tantos problemas é inevitável o agricultor permanescer na terra com tantas e dívidas, ele vai se desfazera da sua terra para liquidar as dívidas, e quem comprara os lotes, pior vai ficar sim, isso não é porque sou péssimista, mas é a pura realidade, também não sou contra o projeto mas que ele venha de forma sustentável e blindade pra as megas imprensas e com isso fixando ainda mais o agricultor na terra produzindo e alimentando a população.

    ResponderExcluir
  10. Parabenizo e concordo com josenias e alguns comentários. Claro que presisa discutir o projeto e garantir as mudanças que possa ocorrenono mesmo. Mas vejo tantas pessoas alheias ao município sendo contra o projeto. Não sei quais as intensões.Quem conhece a Chapada sabe que existe proprietários com muita terra e as mesmas não estão produzindo e gerando emprego e renda. Neste período de seca, estas propriedades não estão nem sustentando os animais existente,são áreas de sequeiro sem água.Portanto para que haja desenvolvimento é preciso que exita agua com projetos para este fim.

    ResponderExcluir