quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A Cidadania que se constrói......e os seus efeitos colaterais.


A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente, em favor da comunidade। É com essa linda frase do presidente Tancredo Neves, que gostaria de voltar a interagir com os leitores deste blog. Quando escrevemos algo e o tornamos público, corremos o risco de agradar ou não as pessoas, tenho plena consciência disso e acho muito bacana, pois faz parte da vida democrática. Cada um tem o direito a ter sua própria opinião, mas sempre respeitando o direito das outras pessoas, evidentemente. Dito isso, quero dizer que me solidarizo com você, amigo Josenias, quando às vezes é incompreendido nas suas opiniões.


Outro dia, aqui mesmo no blog, fiz um comentário a respeito de um post que fazia uma comparação entre Pau dos Ferros e Apodi e comentei, na oportunidade, o que eu realmente acho, por exemplo, acerca da extensão territorial do nosso município que em alguns aspectos atrapalha mais do que ajuda। Então, um anônimo, interpretou meu comentário como sendo em defesa da administração municipal, e em seguida sugeriu que deixasse de sonhar, mais ou menos isso. Ora meu caro, “Quando não temos sonhos a realizar, nem ideais a alcançar, passamos a viver apenas a rotina do cotidiano”. Em minha opinião, definitivamente, essa não deve ser a postura de quem quer ajudar a construir a sua própria cidadania.


Tenho deixado claro, em meus artigos e comentários, aqui no blog, a minha preocupação com a passividade, pra não dizer, a inércia sucessiva da administração municipal em relação ao distrito de Soledade, (isso não é privilégio apenas dessa administração), infelizmente a saga prossegue e esse recanto do município com enormes potencialidades econômicas, mas sem os devidos investimentos em infra-estrutura básica de desenvolvimento, continua esquecido। Essa minha vontade de ver a terra onde nasci desenvolver-se tem gerado reações inesperadas em alguns dos meus concidadãos, já fui tachado de separatista, sonhador e outros adjetivos que já esqueci, mas tudo bem! Acho que isso faz parte do processo e sempre que tiver oportunidade vou continuar fazendo a minha parte.


Pra concluir, vamos retomar o fragmento da frase inicial, que fala que a cidadania é ação permanente em favor da comunidade। Quem me conhece sabe que sou a favor da participação popular, independente de bandeiras partidárias, porque estou certo que dessa maneira também é possível chamar a atenção dos governos, desde que isso seja feito de forma bem articulada e em caráter contínuo. Não sou contra a participação político-partidária, essa tem que existir, é salutar que exista, mas isso não pode gerar a fragmentação dos movimentos sociais porque isso nos enfraquece, e é isso que está acontecendo com os atores sociais do distrito de Soledade.


Por: Vandilson Targino, tecnólogo em Administração Pública pela Unisul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário