terça-feira, 11 de junho de 2013

Deputado Kelps e Juiz Baltazar concordam que problemas carcerários são de gestão

Falando na Audiência Pública da Assembleia Legislativa sobre o sistema carcerário, o deputado Kelps Lima declarou na tarde desta segunda-feira, 10 de junho, que o RN não merece mais sofrer com a falta de políticas públicas que condenam a população à má prestação de serviços em todos os setores.

Para Kelps, o problema carcerário do RN é reflexo da falta de uma política pública com foco na viabilidade do Estado em vez da viabilidade dos Governos.

O deputado explicou que o RN vive, há alguns anos, ciclos de governos que não alicerçaram o Estado com estruturas administrativas para 20 ou 40 anos para frente. Cada governo criou sua política própria de convivência com a máquina e o que aconteceu é que esse modelo gerou políticos fortes e governadores fortes, mas transformou o RN em um Estado fraco, padecendo da falta de continuidade em suas políticas públicas.

“O problema carcerário não é apenas de falta de presídios ou de carcereiros. É de planejamento de longo prazo, de uma sequencia de projetos encadeados, que possam preparar a estrutura para as demandas futuras de cada área.”, disse o deputado.

O juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar, foi uma das autoridades a falar na Audiência Pública e concordou com a tese de que falta gestão para dotar o Estado de uma política constante qualidade mínima no sistema carcerário. Para ele, a situação chegou ao atual estado de deteriorização porque faltou manutenção na estrutura dos presídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário