sábado, 22 de novembro de 2014

Projeto de Irrigação Santa Cruz, a redenção da Chapada do Apodi

Na manhã deste sábado, 22 visitamos ao lado do Gerente de engenharia da E/T Construções, engenheiro Adriano Moura, do coordenador do PISCA – Projeto de Irrigação Santa Cruz Apodi, Jornalista Cleiton Palmeira, e ainda do colega do SOS Noticias Josemário Alves as obras de uma das mais importantes obras do estado, a maior obra do município de Apodi, que é o perímetro irrigado da Chapada do Apodi.
A obra gigantesca de inicia do leito do Rio Apodi/Mossoró com o sistema de captação e uma barragem de nivelamento do rio, como também no local a casa de bombas para levar a água até um grande tanque de contensão, onde a água será distribuída para os canais, sendo um principal, dois secundários e um terciário, em uma extensão de mais de 30 km de canais cortando o solo rico e fértil apodiense.
Segundo o engenheiro Adriano Moura, cerca de 20% da obra já está concluída, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2017, frisando que a obra não está mais adiantada, por conta da questão das desapropriações que estão sendo pagas aos proprietários pelo DNOCS.

O engenheiro ainda nos informou que hoje são gerados diretamente 400 empregos diretos, com uma alta receita de imposto para os cofres públicos, e uma injeção mensal na economia apodiense de aproximadamente R$ 4 milhões de reais.

Uma grande estrutura está sendo construída, para em um futuro bem próximo ser usado pela população que estará dentro do projeto quando funcionando, uma área que é dotada de centro administrativo, mercado publico, centro de eventos, escola, Pack house, entre outros, uma mega estrutura bem no coração no projeto a poucos km do Distrito de Soledade e da Agrovila Palmares.

A obra é gigantesca e só conhecendo de perto para ser ter uma ideia da grandiosa importância para o município de Apodi e cidades vizinhas, tudo feito de um planejamento e licenças ambientais, e dentro de uma perspectiva para a rica e ao mesmo tempo pobre Chapada do Apodi, que passará a ter duas historias uma antes e outra após esse magnífico e redentor projeto.

4 comentários:

  1. Boa Noite ! a todos isso sim e uma bela noticia faz gosto a gente ler e ver que finalmente esse projeto sair das pranchetas e finalmente se tornar realidade ai teremos melhoria de emprego e renda em nossa tão sofrida e resistente chapada e de uma população brava e libertaria e isso ai Apodi parabéns

    ResponderExcluir
  2. Que boa notícia, parabéns meu querido prefeito, por ter trago essa belíssima obra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu caro anônimo essa obra e federal e ja esta atrazada ela e a continuidade do projeto de CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DE SANTA CRUZ QUE FOI FEITA PELO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO EM PARCERIA COM O GOVERNADOR GARIBALDI ALVES E E UMA DAS OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO ESSE GESTOR QUE ESTA AI DE PASSAGEM NÃO TEM NADA A VER COM ESSA OBRA MEU CARO ANÔNIMO PELO CONTRARIO O GRUPO DELE SO TEM ATRAZADO AS MESMAS A TRANSPOSIÇÃO DO VELHO CHICO NÃO TEM ATE AGORA NEM 200 KM CONSTRUIDO E ESSE O GOVERNO DE LULA E DILMA MAIS NOS VAMOS TIRAR ELA NO VOTO

      Excluir
  3. Anônimo23 de novembro de 2014 19:45 seu prefeito uma pinoia foi henrique alves, e outra o que estam fazendo na martenidade é um crime as gravidas sao forçada a pari antes do tempo feito cesarianas pq nao se sabe quando tem medico de plantao

    ResponderExcluir