domingo, 30 de novembro de 2014

Projeto de Irrigação Santa Cruz está com 20% concluído

Um grupo formado por engenheiros, jornalistas e outros representantes da sociedade civil esteve visitando a obra do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi.

Embora vista por uns como uma obra que pode trazer sérios prejuízos aos pequenos produtores da região e apresentada por outros como uma das obras mais importantes do Estado e a maior obra de Apodi, a construção do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi segue seu curso normal.

A obra tem início no leito do rio Apodi/Mossoró com o sistema de captação e uma barragem de nivelamento do rio, a casa de bombas para levar a água até um tanque de contensão, para que a água possa ser distribuída para os canais, sendo um principal, dois secundários e um terciário, em uma extensão de mais de 30km de canais cortando o solo rico e fértil da região. Outra área do perímetro será aproveitada após a implantação do Projeto de Transposição de Bacias do Rio São Francisco.

Segundo o engenheiro Adriano Moura, cerca de 20% da obra já está concluída, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2017, frisando que a obra não está mais adiantada por conta da questão das desapropriações que estão sendo pagas aos proprietários através do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Adriano Moura deixou claro ainda que, através da obra, são gerados diretamente 400 empregos diretos, com uma alta receita de imposto para os cofres públicos e uma injeção mensal na economia apodiense de aproximadamente R$ 4 milhões.

Projeto oferecerá infraestrutura para as famílias assentadas

Além da grande estrutura que vai promover a produção da área irrigada na região, o projeto do Perímetro Irrigado, outra grande estrutura está sendo construída, para que num futuro bem próximo seja usado pela população que estará dentro do projeto.

A área contará com toda a infraestrutura necessária para atender às famílias que vão residir no perímetro. A obra que está sendo construída será dotada de centro administrativo, mercado público, centro de eventos, escola, Pack House, entre outros, que vão oferecer plenas condições de vida digna para todas as famílias.

A estrutura estará sendo montada na área central no projeto a poucos quilômetros do Distrito de Soledade e da Agrovila Palmares.

“A obra é gigantesca e só conhecendo de perto para se ter uma ideia da grandiosa importância para o município de Apodi e cidades vizinhas, tudo feito de um planejamento e licenças ambientais, e dentro de uma perspectiva para a rica e, ao mesmo tempo, pobre Chapada do Apodi, que passará a ter duas histórias: uma antes e outra após esse magnífico e redentor projeto”, disse o engenheiro.

FABIANO SOUZA
Da Re­da­ção
fabianosouz@hotmail.com
De Fato.

4 comentários:

  1. O JORNAL DE HOJE.

    Henrique Alves recebeu R$ 8,5 milhões de empresas envolvidas no caso “Petrolão”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q inveja de Henrique Alves, se fosse eu tinha recebido também e aposto que se fosse vc, receberia também. Ohhhhh. Falsa modéstia.

      Excluir
    2. Boa Tarde ! meu caro anônimo se Henrique Alves recebeu esse valor para a campanha e foi declarada no TRE NÃO TEM NADA DE MAIS E ASSIM QUE FUNCIONA ELE NÃO PODE E RECEBER POR FORA NO CAIXA DOIS COMO FAZ O PT AI ESTA ERRADO a camargo correia a Andrade Gutierez a Queiroz Galvão a Oas e todas que os seus diretores estão presos doaram para a campanha do governador Geraldo e não por e nem por isso as contas foram regeitadas pelo contrario foram todas aprovadas so que não fizemos caixa dois pelo contrario declaramos tudo e foi feito via deposito bancario agora com maracutaia acontesse o que esta ocorrendo la na Petrobras onde a Dilma era presidente do conselho administrativo e não sabia de nada foi que Lula indicou Paulo Roberto costa e ainda chamava de meu Menino e não vil nada tambem sabe de nada inocente

      Excluir
  2. Mais pelo menos trouxe essa obra pra apodi!

    ResponderExcluir