sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Comunidade Escolar Elege novos Diretores


Em cumprimento à lei que garante a gestão democrática na rede pública, pais, alunos, professores e servidores da escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira na comunidade de melancias Apodi, foram às urnas nesta quarta 17, para exercer o direito ao voto. O pleito foi aberto às 8h30 e prosseguiu até as 21h00.

À gestão democrática, modelo que garante a servidores da Secretaria de Educação do RN, estudantes e pais o direito ao voto. O dia foi considerado letivo, todos os estudantes votaram, inclusive no horário do seu turno de aula. A contagem dos votos aconteceu logo após a votação, foram eleitos os professores Ismael Simão como Diretor, e a professora Anazilda Fernandes como Vice Diretora com 97% dos votos válidos. Os eleitos irão administrar a instituição de ensino por dois anos no período 2012 a 2014.

Os diretores são eleitos por meio do voto direto, secreto e facultativo dos estudantes acima de 12 anos, pais ou responsáveis, professores e servidores das escolas. O pleito é uma forma de escolher, de forma democrática, a melhor proposta de gestão para a escola. A Equipe de Direção da Escola é composta pelo Diretor, o Vice-Diretor, o Coordenador Pedagógico e o Coordenador Administrativo-Financeiro ; Este grupo é formado mediante a composição de uma chapa e é eleito por meio do voto direto pelas classes que compõem a comunidade escolar: pais, alunos, professores e demais funcionário. A eleição direta como forma de provimento de cargos de dirigentes escolares na rede estadual foi implantada, progressivamente, nos anos de 2005 e 2006 e representa uma conquista das entidades educacionais que se fizeram representar neste processo, mas, sobretudo, de toda a sociedade potiguar.

O Documento da Gestão Democrática define as competências e atribuições de cada membro da Equipe de Direção da Escola. Dentro desse processo de mudanças o diretor é visto como uma liderança na função de administrar a escola junto aos demais membros da Equipe de Direção da Escola, compartilhando a gestão administrativa, pedagógica e financeira com os colegiados criados no interior da escola – Caixa Escolar e Conselho de Escola - cujas atribuições devem constar na legislação vigente. Após a eleição da equipe gestora, os estudantes podem acompanhar a gestão por meio do Colegiado Escolar, que é um dos órgãos responsáveis pelo acompanhmento das ações da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário