quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Carta do Vereador Evangelista em defesa dos produtores rurais de nossa cidade

Senhores vereadores,
Senhores e senhoras aqui presentes
Senhores ouvintes

Venho a esta tribuna para abrir o debate sobre um assunto de extremo interesse a todos nós bem como a toda população apodiense, em especial aos produtores rurais de nosso município.

É do conhecimento de todos nós o potencial que o município de Apodi tem para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária. A região da chapada desenvolve com louvor a ovinocaprinocultura, a bovinocultura de corte; já a região do vale destaca-se pela produção de frutas, arroz, pecuária leiteira e diversas outras atividades do setor; na região da areia temos a cajucultura como carro chefe da produção agropecuária, também tem a região da pedra com a exploração agropecuária e demais particularidades produtivas, aliada a tudo isto temos em todas as regiões do município a exploração da apicultura.


Pois bem senhores vereadores, diante de tudo isto não observamos nenhum programa governamental local para contribuir com o desenvolvimento desse setor que responde pela maior fatia da economia do município.


Diversas são as associações que lidam diariamente com o setor agropecuário, em especial temos a COOPAPI, COOAFAP, SINDICATO RURAL que muito tem buscado desenvolver o setor com ações voltadas para a agricultura familiar e para o pequeno e médio produtor rural.


Diante disto, ficamos nos perguntando, o que o Executivo tem feito para auxiliar esse setor? Pelo que sabemos nada, ou muito pouco. Indicamos a senhora prefeita que proceda com a realização de convênios com instituições como EMPARN, EMBRAPA, SEBRAE, CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA, UFERSA, IF e outras que podem elaborar um plano de desenvolvimento para o setor agropecuário local e regional. Sabemos que material humano a Secretaria de Agricultura tem, pois em seu quadro de pessoal existem 03 engenheiros agrônomos, capacitados e competentes prontos para atuar e esta assistência técnica é fundamental para o produtor rural que tem a terra, e todas as demais condições de explorar economicamente suas atividades, no entanto não tem a tecnologia adequada para isto e nem um estudo de mercado para onde escoar sua produção.


As ações são tímidas, estamos próximo a estação das chuvas “inverno”, que, aliás, as chuvas estão atrasadas, e só vemos o discurso do Executivo em corte de terra, e as demais demandas e necessidades do agricultor.


Temos ainda o lastimável caso da destruição do viveiro de mudas, que no período de inverno que se inicia poderia estar distribuindo mudas da mais variadas espécies dentro de um programa em que o produtor receberia as mudas e as pagaria com o produto advindo das mesmas, tudo isto em consonância com as instituições representativas dos produtores rurais, como sindicatos, associações e cooperativas. Um exemplo claro da necessidade de produção de mudas está na cajucultura cujo desenvolvimento está diretamente atribuído e ligado ao plantio de mudas de qualidade de variedades de cajueiros anão precoce.


Precisamos colegas vereadores, debater com maior profundidade este tema e trazer a esta casa os responsáveis por este setor, para dar as devidas explicações e expor para todos nós e a comunidade em geral se há um plano de trabalho, pois já se passaram 3 anos e nada temos de concreto no setor.


Com a ajuda de todos vocês vereadores, traçaremos esse debate e iremos aprofundá-lo em prol dos nossos produtores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário