sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Vereadores em Ação - Capítulo V – Atuação Nunca Sairá de Moda‏


Começando pela matéria do blog www.apodiario.blogspot.com que diz '' As chances de reeleição dos vereadores de Apodi no pleito de 2012 '‘, bem isso ainda é muito cedo para se ter uma noção e para não se precipitar mos vamos saber melhor quem dos vereadores de Apodi tem feito por onde merecer uma nova chance julgado, a busca aqui é pelo verdadeiro vereador em ação.

Ação, atuação é o que mais a população requisita e não basta esperar somente pelo executivo e alguns já perceberam isso, quem lidera a opinião popular é Arnaldo Costa que desenvolve sem publicidade suas ações nas diversas áreas dando assistência e trazendo melhorias e benefícios para a comunidade de Melancias, estar no sexto mandato é um sinal claro que o trabalho dele estar no rumo certo.

O segundo e o terceiro a se destacarem são Hélio da Ambulância e Paulo de Telécio onde realizam diariamente muitas atuações na área da saúde levando e trazendo pacientes com atendimento personalizado o que tem conseguido um diferencial em suas popularidade, em seguida Junior Carlos que mesmo sem apoio tem prestado um trabalho bastante significativo para os jovens da zona rural do município de Apodi, através dele foram construídas 03 (três) quadras esportivas localizadas nos sítios Juazeiro I, Trapiá II e assentamento Frei Damião, proporcionando melhor qualidade de vida para os desportistas daquelas comunidades. Depois vem Evangelista que tem contribuído bastante na área de educação de qualidade á jovens estudantes na capital do estado, foi quem incentivou a instalação de uma casa denominada de república onde os alunos seguem uma rotina disciplinar rígida para alcançar o ingresso na universidade, o último é Nilson Fernandes onde tem realizado um trabalho significativo nas construções de estradas e acessos no nosso município.

Obs.: se algum vereador não foi citado ainda, é por que seu trabalho não foi percebido, notado, enxergado ou apreciado pela opinião ‘’ popular ‘’, tendo em vista que: fiscalizar, acompanhar, criticar, denunciar, qualquer cidadão comum sem remuneração poderá fazer sem sair de sua casa através da internet nos sites oficiais.

Wilson Oliveira

7 comentários:

  1. Por que nennhum blog fala sobre o acontecimento no Hospital Hélio M. Marinho há 02 dias atrás onde um senhor morreu por falta de atendimento médico? Ou fofocas sobre "política" é mais importante?

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo se aconteceu esse fato no Hospital de Apodi, existe um termo de ocorrência chamado de B.O na policia militar e os familiares devem abrir diligências para apurar o caso, procure os vereadores da saúde que eles te ajudarão.

    ResponderExcluir
  3. Professora Mônica Freitas19 de novembro de 2010 às 12:01

    1ª SEÇÃO

    PARA QUE SERVE UM VEREADOR?

    Infelizmente ainda existe uma falta de informação muito grande acerca das funções políticas de uma pessoa que é eleita, seja para ocupar cargo legislativo ou executivo. Navegando em sites que são oficialmente reconhecidos pelo conteúdo seguro encontrei a seguinte definição: O vereador é um membro da Câmara Municipal que exerce seu cargo em favor de um município, o mandato dura 4 anos e o cargo enquadra-se no poder legislativo. Sua função é fiscalizar o trabalho do prefeito e os gastos ligados ao orçamento anual, sendo assim, é o representante do povo. As principais funções de um vereador são: Analisar e aprovar leis ligadas à prefeitura e ao poder executivo; Fiscalizar vários órgãos da prefeitura, além de requerer prestação de conta por parte do prefeito; Votar projetos de lei; Receber os eleitores e ouvir sugestões, críticas, reivindicações; Promover a ligação entre eleitores da região que representa e o governo; Elaborar e redigir projetos; Criar leis com intuito de formar uma sociedade mais justa.
    Quem assina essas informações é Eduardo Freitas (graduado em Geografia e membro da equipe que compõe o site .

    Essas informações também não me são alheias, pois foi exatamente delas que tomei conhecimento enquanto estudante de 1º e 2º grau - inclusive em tempos que nem vivíamos uma ampla democracia - e enquanto estudante de Graduação e Pós-Graduação.

    Professora Mônica Freitas

    ResponderExcluir
  4. Professora Mônica Freitas19 de novembro de 2010 às 12:12

    SEÇÃO 2

    FUNÇÕES DO (A) PREFEITO (A)

    Segundo o site

    Nas cidades, o prefeito é o chefe do Executivo. Seu mandato dura quatro anos e seus deveres são:

    • Fazer os serviços públicos funcionarem corretamente;
    • Garantir a realização das obras necessárias para a população;
    • Administrar o dinheiro do município.

    Mas o prefeito não trabalha nem decide nada sozinho. Ele depende do Poder Legislativo, formado pelos vereadores. Estes legislam, o prefeito executa o que é votado e aprovado pelso vereadores.

    Essas informações sobre o prefeito eu também já tinha tomado conhecimento em algum lugar do passado (a escola) e do presente (os diversos livros, artigos, revistas, sites, períódicos, que leio diariamente).

    PROFESSORA MÔNICA FREITAS

    ResponderExcluir
  5. Professora Mônica Freitas19 de novembro de 2010 às 12:26

    SEÇÃO III

    UMA ANÁLISE COMPARATIVA

    Complemento o que disse no início do comentário:
    "Fico triste, não somente pelo fato de observar tanta falta de informação sobre os termos que envolvem a política, mas de perceber que em pleno século XXI - a chamada era da informação - exista ainda a coragem de se disseminar tantas distorções e incoerências.

    Infelizmente, é justamente essa falta de informação que contribui para o aproveitamento de políticos a tomarem atitudes que não lhes são cabíveis: vereador não executa obra, quem faz isso é o prefeito. Mas, a informação repassada na postagem do blog diz o contrário, uma vez que há a exaltação a vereadores que fazem isso.
    Mas, a pior informação/argumento está a seguir:
    "fiscalizar, acompanhar, criticar, denunciar, qualquer cidadão comum sem remuneração poderá fazer sem sair de sua casa através da internet nos sites oficiais".

    E o "REPRESENTANTE DO POVO" que é o responsável para projetar, criar leis e oficializar o que o povo critica e necessita, fica onde? Certamente, distorcendo sua função, buscando ajuda onde o povo tem direito de ir sozinho e encontrar. Um exemplo disso são os que prestam serviço de saúde. Temos o sistema SUS que é usado para isso. Porém, seus princípios, teoricamente indicam que qualquer cidadão, agora aí sim, qualquer cidadão tem direitos universais aos serviços disponibilizados por esse sistema. Não precisamos de vereadores para isto, nem de prefeito, nem de ninguém, a não ser os profissionais que atuam na área.

    As obras executadas pelos vereadores, nãio deviam ser feitas dessa forma. É o PODER EXECUTIVO quem pode fazer isso. Mas, infelizmente as manobras políticas são tantas que para o povo ter acesso ao retorno dos impostos que paga, tem que admitir que o vereador tem obrigação de "arranjar" obras: quadras, clubes, escolas, creches etc.

    PRECISAMOS URGENTE DE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
    Essa é a minha conclusão.

    ResponderExcluir
  6. EVANGELISTA nesse eu confio,graças a ele muitos estudantes estão se formando e terão um futuro na vida,muito bem é assim que se ajuda as pessoas,WILSON a matéria da 10.

    ResponderExcluir
  7. aplausos para o melhor repórter da região,esta postagem é a mais pura verdade dos 09 só quem faz alguma coisa pelo povo são esses daí,os demais só sabem,aliás nem sabem falar,registra aí blogueiro e diz pra todos que EVANGELISTA VAI SER NOSSO PREFEITO EM 2012.

    ResponderExcluir