quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Jornalistas mossoroenses estrearão programa político na Rádio Rural


Os jornalistas Gilberto de Sousa e Erinaldo Silva estreiam, no sábado 07 de outubro, às 11hs, o programa “RN360” na Rádio Rural de Mossoró AM 990. Segundo os jornalistas, o objetivo é oferecer no rádio mais um espaço democrático para debates sobre os mais diversos assuntos do dia-a-dia do Rio Grande do Norte e do Brasil, especialmente sobre os acontecimentos do mundo político. 

O programa, que passará a ir ao ar semanalmente aos sábados, das 11h ao meio dia, surge de uma parceria da emissora com o portal REDE NEWS 360 que tem à frente o empresário Gomes Sobrinho.

Com uma biografia admirável, Gilberto de Sousa atua há mais de 35 anos na imprensa do Rio Grande do Norte. Em sua trajetória, escreveu para os jornais A República, Diário de Natal/O POTI, O Mossoroense, e para as revistas Spaço e De Fato Nordeste; Fundou os jornais Oeste Independente, Jornal de Mossoró, Jornal Metropolitano (em parceria com Roberto Costa Lima) Jornal Página Certa, entre outras publicações; Foi Diretor de Redação do Jornal Gazeta do Oeste por mais de uma década; Escreveu os livros “Adffurn e seu tempo – vitórias e conquistas” (em parceria com o professor Lúcio Ney) e “Contos do Cotidiano”; Foi apresentador do telejornal da TV Câmara de Mossoró; No rádio, colaborou com as emissoras Libertadora e Difusora de Mossoró; Atualmente, é Diretor de Jornalismo na TV Metropolitano de Mossoró, assina a coluna “Circulando em Off” no portal REDE NEWS 360 e o blog Caderno Mil.

“É sempre gratificante reinventar e voltar ao rádio depois de experiências ótimas, como a passagem pelo Observador Político, ainda na saudosa Rádio Tapuyo, e pela criação do programa Politica em Debate ao lado do inesquecível Every Costa, em bloco com Paulo Linhares, Lúcio Ney, Carlos Duarte e Emerson Linhares na Rádio Difusora. Agora em novo tempo, ao lado do grande e experiente parceiro Erinaldo Silva, acredito que intensificar uma comunicação de massa e promover grandes debates, nesse momento que o país atravessa, poder contribuir com essa reconstrução no lastro do prefixo da credibilidade da Rádio Rural de Mossoró, com o suporte da Rede News 360. É uma honra”, avaliou o experiente jornalista Gilberto de Sousa.

“Diante do momento histórico que o Brasil atravessa, quando temos a impressão de que o País finalmente está sendo passado a limpo, haja vista os acontecimentos que até então nos pareciam grandes utopias, é fundamental abrirmos mais canais para o debate, sobretudo espaços democráticos com massiva participação popular. As decisões que tomaremos nas próximas eleições, serão decisivas para o futuro do Brasil. Percebendo o momento e a necessidade dos debates, decidimos ampliar nossa contribuição como formadores de opinião e assim lançamos o RN360”, explicou Erinaldo Silva que tem experiência no rádio e atua na comunicação desde 2005.

A Rádio Rural de Mossoró é uma emissora AM pertencente à Fundação Santa Luzia de Mossoró, da Diocese de mesmo nome. Há 54 anos, é uma das principais referências no Rio Grande do Norte, especialmente na região Oeste Potiguar. Erinaldo Silva diz que foi fácil escolher a emissora para abrigar o programa que promete ser o diferencial do rádio no horário.

“Para nós que buscamos um público mais antenado com os temas que serão abordados no RN360, a Rádio Rural foi uma escolha fácil, haja vista a qualidade de sua programação e seu grande público de ouvintes, uma vez que a emissora vai além do Rio Grande do Norte alcançando o Ceará e a Paraíba. Não poderíamos deixar de considerar a história da emissora e sua indiscutível credibilidade, uma vez que há mais de 50 anos, de forma ética, promove a educação, a cultura, a informação, o esporte, o entretenimento e, especialmente, a evangelização. A Rural é uma emissora rica de princípios, a qual percebemos ser isenta de influências ou amarras do campo político. Ficamos felizes e honrados por nossa proposta de programa ter sido aceita”, justificou Erinaldo.

Silva foi além e se mostrou um ouvinte assíduo da Rádio Rural de Mossoró desde sua infância na zona rural de Felipe Guerra, enfatizando ainda a alegria de atuar ao lado de Gilberto.

“Cresci ouvindo a Rádio Rural lá na extinta comunidade de Canto do Junco, vizinha ao Brejo, na zona rural de Felipe Guerra. A comunicação em linguagem simples e descontraída do saudoso Manoel Alves, o ‘Seu Mané’, fez parte do meu dia-a-dia. Atualmente ouço vários programas da emissora, cito o Ribalta Musical do Stannyslaw Lima, que para mim é um excelente programa, conduzido por um grande comunicador, diga-se de passagem um dos poucos que ainda preservam aquela magia do rádio feito à moda antiga, algo que considero muito importante. Voltando mais um pouco ao passado, após realizar um curso de noções básicas do rádio, em 2005 ingressei na FM Boas Novas de Felipe Guerra, onde passei quase 3 (três) anos e fui para a FM Liberdade, também de Felipe Guerra, onde passei mais um longo período. Por último, paralelo ao jornalismo escrito nas formas impressa e eletrônica, me aventurei um breve período na web rádio News 360. 

Foi assim, percorrendo este caminho, que adquiri um pouco de experiência prática na radiodifusão. Até então não havia tido a audácia de me imaginar comunicando na gigante Rural de Mossoró. No entanto, Deus me agraciou com esta oportunidade através de uma parceria entre a emissora e o portal REDE NEWS 360. Para a responsabilidade ser ainda maior, colocou ao meu lado o experiente jornalista Gilberto de Sousa. Para mim é uma honra. Desde de que cheguei em Mossoró, onde tenho sido muito bem acolhido, Gomes Sobrinho tem sido meu mentor e Gilberto meu professor. Tenho aprendido muito com tais figuras”, externou.

Fonte e Fotos: RedeNews 360.

Nenhum comentário:

Postar um comentário