quarta-feira, 19 de agosto de 2009

“Artigo 64” Eu não Acredito!


Na última quinta-feira em sessão ordinária da Câmara Municipal de Apodi, foi aprovada a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, que foi discutida, estudada e aprovada por unanimidade, ah salvo o artigo 64 que diz: Art. 64 – O Poder Executivo Municipal, mediante autorização do Poder Legislativo, poderá assinar convênios e outros instrumentos congêneres com outras esferas de governo para a realização de obras ou serviços de competência ou não, no exercício de 2010. (Emenda modificativa nº. 7, aprovada em 13 de agosto de 2009).

Na sessão de quinta-feira passada, esse artigo foi aprovado com uma emenda como se ver aí no texto destacado, inclusive sendo preciso o voto de desempate do presidente da casa, voto usado apenas em casos de empate, saindo a votação por 5x4.

Até aí tudo bem, no entanto venho obtendo informações desde a última quinta-feira, que a aprovação gerou um mal estar generalizado na cúpula administrativa, ocasionando inclusive uma reunião no mesmo dia em que a LDO foi aprovada pela Câmara.

Segundo fontes ligadas a prefeita, especialmente ao seu esposo e chefe de Gabinete Klinger Pinto, o voto do um membro da “situação”, no caso Paulo Telécio, causou um clima tenso, entre... Bom isso não vou entrar em detalhes.

O fato é que a Excelentíssima prefeita, professora Maria Goreti Pinto, já está de posse da nova LDO, aprovada pela Câmara, desconheço, mas deve haver um prazo para que haja ou não a aprovação da mesma.

Nossa fonte, fidedigna nos confidenciou que todos os demais artigos serão sancionados pela prefeita, no entanto o artigo 64 que trata de convênios a nível estadual e federal, rezando que devem passar pela Câmara, contrariando o texto enviado pela mesma, que dizia que não seria necessário, o visto do Poder Legislativo, ou seja, ficando somente entre eles, sem saber se estes convênios viriam ou não à tona.

Fico imaginado porque tanta preocupação do Poder Executivo em vetar este artigo, se em sua campanha (Goreti), e até agora mesmo, se prega transparência na aplicação nos recursos públicos, apesar da prefeita está respondendo a ações no Ministério Público, justamente por isso, falta de transparência, eu NÃO ACREDITO, que a prefeita tenha essa coragem de tornar obscuros os convênios com a PMA.


É bom se explicar que se este for o desejo da prefeita, ela terá votos suficientes para isso, já que para a oposição seria necessário dois terços dos votos, o que segundo cálculos não se tem na base oposicionista, já na situação sim.


Uma coisa é certa, se aprovado este veto ficariam todos no caso prefeita, Goreti Pinto, vereadores, Arnaldo Costa, Hélio da Ambulância, Junior Souza, Ângelo Suassuna e Paulo Telécio (???),com uma nódoa em suas gestões, primeiro pelo fato, de não respeitarem a democracia, segundo de quererem tornar restrito um assunto que é de interesse de toda população de Apodi e que deve ser não só público, mas exposto a toda população.

Finalizo afirmando que prefiro ACREDITAR, os senhores vereadores não sejam coniventes com isso, falo dos vereadores da situação, e jamais posso esperar isso da Excelentíssima prefeita Goreti, pois conheço, sai índole, a não ser que... Não, não, não... Ah, vamos falar será que implicaram com este artigo só porque só falta 1 para 65?

Deixe sua opinião na enquete ao lado! É importante!

2 comentários:

  1. olha se ´´o bicho´´ esta pegando...
    como comenta as informações,eu acredito sim que eles irão fazer alguma coisa sim pra tentar ´´desdrobrar´´o povo.

    ResponderExcluir
  2. que realmente a LDO venha vigorar,e seja feito o melhor em prol da população.é possivel desenvolver nosssa cidade,creio nisso,mas,é necessário união e agir com maturidade!!!

    ResponderExcluir