quinta-feira, 19 de outubro de 2017

PMSB: Em Japí/RN, convênio feito direto com a Funasa

Na segunda e terça-feiras (09 e 10/10) a técnica da Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Suest/RN), Ana Tereza Barreto - que trabalha no Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (Nict) - e o técnico Israel Lucas de Souza, do Setor de Comunicação Social; estiveram na cidade de Japí/RN, a 150 Km de Natal; para participarem de atividades relativas a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), naquela cidade Potiguar. 
Já na segunda-feira (09), à tarde, Ana Tereza, se reuniu com o Comitê Executivo, quando estiveram presentes: o prefeito do município, Jodoval Pontes; o representante da empresa contratada pelo município para a elaboração do PMSB, Caio Pereira e o assessor do prefeito, Gildis Brito, além da Secretária de Administração. Na oportunidade foi feita a apresentação do PMSB e esclarecida a inclusão da localidade de Queimada.
Na terça-feira (10/10), pela manhã, no Centro Pastoral, foi realizado o “1º Evento Setorial de Mobilização para a Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Japí/RN”. O evento contou com a participação de representantes da sociedade organizada e de autoridades constituídas do município, e da população em geral, quando mais de 120 pessoas constam na lista de presentes ao evento. 

Para o agente de Saúde, Andrei Marcelo, o momento foi único, pois as opiniões diferentes enriqueceram o processo. “É um momento ímpar para nós, pois podemos reunir aqui várias instituições, com opiniões diferentes, e que se somam, e juntas, contribuem para o desenvolvimento do município”. Para ele, é importante que as opiniões saiam do papel e que assim, a população seja beneficiada.

Outro que participante que externou sua opinião, foi o técnico da Empatech, Caio Farias – empresa que está elaborando o plano. Para ele, é de grande importância para a população, o contrato firmado entre a empresa e o município. “O contrato firmado entre o município e a empresa é de grande importância pois a população é carente e esse investimento do Governo Federal, só vem por meio da Funasa”. Ele enfatiza que “A Funasa é uma instituição de grande valia para os pequenos municípios”. Caio afirmou ainda, que a Funasa/RN é uma das poucas superintendências, a nível de Brasil, e a única no Nordeste, que está conseguindo adiantar (PMSB) tudo em tempo recorde. 

“A Funasa é um órgão de muita importância para trazer benefício para a população que mais precisa”. Caio é enfático: “O município de Japi/RN, está partindo na frente graças a participação dos técnicos da Funasa, tanto nos eventos setoriais, como de planejamento”. Para ele, que tem contrato em todos os estados do Nordeste, o mais bem-sucedido é no Rio Grande do Norte, onde tem a parceria com a Funasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário