Cajucultura comprometido no RN
A Cajucultura é uma das principais opções para o desenvolvimento econômico e social do meio rural da região Nordeste. Uma vez que contempla uma cultura bem adaptada às condições existentes, ocupa mão-de-obra e gera renda num período de entre safra da maioria das outras culturas além de produzir matéria-prima para várias indústrias que também empregam pessoas, gerando divisas para a Região e o País.
Só que o quadro de seca que nos assola nesses últimos 04 anos tem dizimado essa cultura que, mesmo bem adaptada a condição climática do nordeste, a cultura não tem resistido. Em nosso estado o quadro é caótico. Existira um plano de para essa cadeia? A situação da cajucultura é apenas um exemplo dos efeitos dessa devastadora estiagem. Se formos contabilizar os prejuízos a outras cadeias produtivas, haja páginas para escrevermos a respeito.
Se existe algum plano, o que tem que ser feito tem que ser feito o quanto antes. Vem mais um ano de seca em 2016. Pelas previsões da Nasa (Agencia Espacial Norte-americana) sobre a climatologia, os efeitos do el nino para a região NE vão se agravar. Ao que tudo indica, o próximo ano será o pior de todos esses anos.
O El Niño é o maior fenômeno climático global: de tempos em tempos, uma enorme quantidade de água do Oceano Pacífico Equatorial se aquece, mudando o regime dos ventos alísios. Isso influencia drasticamente sobre as condições de tempo de todo planeta terra. Aqui no Brasil, por exemplo, para o Sul do País traz enchentes, par o nosso nordeste, seca.
Via:Blog do Toinho

Nenhum comentário:
Postar um comentário