domingo, 15 de junho de 2014

Dia de Campo em Apodi teve mais de 140 participantes

Na última terça-feira (10), com a presença de mais de 140 pessoas entre técnicos e alunos de ciências agrárias, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) promoveu na Estação Experimental de Apodi Dia de Campo sobre Gergelim, em parceira com a Embrapa Algodão, a Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA) e a EMATER-RN.   Como instrutores participaram das atividades os pesquisadores Nair Helena de Castro Arriel, José Renato Cortes Bezerra, Paulo de Tarso Firmino, da Embrapa Algodão de Campina Grande/PB, além de Aldo Arnaldo de Medeiros e Marcelo Abdon Lira da EMPARN.

A pesquisadora Nair Arriel vem desenvolvendo projetos de manejo e de melhoramento genético com a cultura do gergelim, enquanto os pesquisadores da EMPARN têm desenvolvidos experimentos com oleaginosas, atendendo demanda da JICA. O Dia de Campo faz parte de uma série de eventos que começou em 2012, realizado em Natal e cidades do interior do Estado, promovido pela EMPARN e apoio dos parceiros, envolvendo o tema oleaginosas, com ênfase em gergelim.

Dos mais de 140 participantes estavam alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte de Ipanguassu, do curso de agroecologia, e de Apodi, do curso de agroenergia; produtores do Rio Grande do Norte e da Paraíba; técnicos da EMATER/RN, da Prefeitura de Apodi e do Projeto Dom Hélder, além de técnicos e pessoal de apoio da EMPARN e da Embrapa Algodão.

A Estação Experimental de Apodi é uma das mais importantes da EMPARN que ali desenvolve pesquisas e produção de sementes. Em cerca de 25 hectares, são plantados milho, sorgo, gergelim e feijão, para produção de sementes de elevado valor genético a serem distribuídas aos pequenos produtores da Agricultura Familiar no período chuvoso. São desenvolvidas pesquisas com mamona, algodão, palma, girassol, cajarana, entre outras, além de caprinos e ovinos.

Fonte: Jornal De Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário