segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DROGARIA UNIÃO: ÉTICO | SIMILAR | GENÉRICOS - FIQUE POR DENTRO!



Normalmente observamos a insegurança dos usuários quanto à escolha do tipo de medicamento. Esta postagem procura esclarecer as dúvidas sobre os termos ÉTICO, GENÉRICO e SIMILAR. Muitos têm levado em conta a precificação dos mesmos, que atualmente lidera o ranking do motivo de compra, seguido por atendimento e prazo.



Seja qual for o motivo, sempre trabalhamos com veracidade e companheirismo, atendendo as exigências do mercado e essencialmente do cliente, afinal temos no sobrenome a palavra UNIÃO - parte inteirina dessa família! Segue definições iluminadas por um droguista: (@crisrelie)

Medicamento de marca, ético ou referência (prescrito pelo especialista): É o produto inovador, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente por ocasião do registro. É geralmente o primeiro remédio que surgiu para curar determinada doença e sua marca é bem conhecida. O laboratório que detém a patente do produto tem exclusividade para produzi-lo durante cinco anos. Depois deste prazo, os laboratórios que estiverem interessados poderão produzir medicamentos genéricos destas marcas.



Genéricos: É um remédio idêntico ao produto de marca. Isto é, pode ser trocado por este pois tem rigorosamente as mesmas características e efeitos sobre o organismo do paciente. A garantia é dada pelo Ministério da Saúde que exige testes de bioequivalência farmacêutica para aprovar os genéricos. Testes de bioequivalência servem para comprovar se dois produtos de idêntica forma farmacêutica, contendo idêntica composição, qualitativa e quantitativa, de princípio ativo, são absorvidos em igual quantidade e na mesma velocidade pelo organismo de quem os toma. Os genéricos podem substituir remédios de marca

Similar: Contém o mesmo princípio ativo, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência, mas não são bioequivalentes. Apesar de terem qualidade assegurada pelo Ministério da Saúde, os similares não passaram por análises capazes de atestar se seus efeitos no paciente são exatamente iguais aos dos medicamentos de referência nos quesitos quantidade absorvida e velocidade de absorção. Podem apresentar características diferentes relativas ao tamanho, forma do produto, prazo de validade e embalagem.



Os medicamentos genéricos, similares e de referência são idênticos, sendo a única diferença o nome e o laboratório. Em suma, o princípio ativo será sempre o mesmo entre os genéricos, éticos e similares

* O importante é o medicamento estar na mesma concentração do receitado pelo médico e o paciente sentir-se confortável após verificar a eficácia do mesmo.

Mais informações:
Portal Consulta de Remédios - http://www.consultaremedios.com.br/

Referência: www.ociberativista.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário