terça-feira, 29 de setembro de 2009

Grávidas de Itaú recebem kit´s da Prefeitura



Para ter uma gravidez sem riscos, é preciso fazer a prevenção। É pensando assim que a administração Itaú de todos nós, através da Secretaria da Saúde e Secretaria de Assistência Social, reúnem mulheres grávidas do município, para repassar orientações. As futuras mamães recebem informações sobre a maternidade e alimentação na gestação, durante encontros realizados no Cras.


A ação social faz parte de uma campanha contínua promovida pela administração do Prefeito Edson Melo, que através das respectivas secretarias tem acompanhado de perto a gestação de mães carentes do município.

As famílias beneficiadas fazem parte de um programa social desenvolvido pela prefeitura que oferece uma complementação do pré-natal clínico por meio de palestras sobre a responsabilidade de ser mãe e cursos em que são ensinados os primeiros cuidados com as crianças. É oferecido, também, atendimento gratuito com psicólogos, dentistas, ginecologistas, assistentes sociais enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas, e fisioterapeutas ocupacionais. O grupo com 60 gestantes, é dividido em dois grupos, onde as futuras mamães recebem a cada 15 dias acompanhamento com esses profissionais.

O prefeito Edson Melo destaca que outro fator importante é auxiliar as gestantes no preparo ao enxoval, para o momento mais esperado, o nascimento da criança. “Essa doação que a prefeitura faz as mães carentes tem uma importância muito especial porque estamos falando de recém-nascidos, que precisam de um mínimo de cuidado e conforto. O kit oferece as primeiras peças para o bebê e isso já é uma boa ajuda às famílias carentes de nosso municipio”, avalia Edson Melo.

Segunda a secretária Francisca das Chagas, o “kit do bebê” vem com banheira, fraudas, roupas, kit de higiene pessoal, sapatinhos, luvas, meias, mantas, etc. “Ao receberem esse incentivo, as mães se sentem motivadas a realizarem o pré-natal durante a gravidez com maior freqüência” conclui a Secretária.

“As regras para se ter esse beneficio estão definidas conforme as metas pactuadas pelo Ministério da Saúde, relacionadas à conclusão do pré-natal, conforme Portaria número 569, de 1º de junho de 2000।


A atuação conjunta das duas secretarias visa humanizar e qualificar o atendimento à gestante। “Realizamos todos os atendimentos previstos na lei e ainda somos pioneiros na entrega de kits e no atendimento odontológico à gestante, bem como ao bebê logo após o nascimento, sendo assegurados a vacinação e o teste do pezinho”, conclui o secretario de saúde Edílson Paiva.


Para a futura mamãe Maria da Saúde, beneficiada com o programa a doação recebida foi de grande valia para começar dando ao filho que vai nascer um pouco mais de dignidade e proteção। Em nome de todas as grávidas só tenho que agradecer ao prefeito Edson Melo pelo beneficio recebido.


Por Leylla Karla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário