sexta-feira, 29 de julho de 2016

Funasa/RN em Parceria com UFRN iniciou capacitações para os técnicos municipais sobre PMSB

A Superintendência Estadual da Funasa/RN (Suest/RN), por meio do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (NICT), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - cumprindo a programação proposta na Conferência Geral do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) - realizada no início deste mês, no Campus da UFRN em Natal; iniciou a realização das capacitações para os técnicos municipais dos 86 municípios selecionados para a elaboração dos seus respectivos PMSBs. Esses municípios foram divididos em quatro municípios-polos: João Câmara, Canguaretama, Caraúbas e Currais Novos.

A primeira capacitação regional, ministrada pelos professores da UFRN, foi realizada no IFRN, no município de João Câmara, nos dias 18 e 19 julho. Participaram desta capacitação técnicos de 13 municípios. A segunda turma foi realizada no município de Canguaretama, nos dias 20 e 21 de julho, também no IFRN, com a presença de técnicos de 25 municípios.

Segundo Ana Tereza, componente do NICT, as próximas turmas já estão marcadas para serem realizadas em Caraúbas, nos dias 08 e 09 de agosto e em Currais Novos, nos dias 10 e 11, também no mês de agosto.

No final da realização das quatro capacitações todos os técnicos envolvidos na elaboração dos PMSBs, nos 86 municípios selecionados pela UFRN, estarão capacitados e prontos para participarem da próxima etapa que será a realização de Oficinas, quando será apresentado o produto "A" (os Comitês de Coordenação e Execução), e a elaboração dos produtos "B e C" ( o Plano de Mobilização Social e o Diagnóstico Técnico Participativo, respectivamente).

A Funasa, por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED), repassou à UFRN a importância de R$ 3,580 milhões, para a realização das capacitações e apoio técnico aos técnicos municipais na formulação dos PMSB's.

Superintendência Estadual da Funasa/RN
Israel Lucas de Souza – Jornalista DRT/RN 1004   
(84)3220.4767 / (84)9.9957.1661

Nenhum comentário:

Postar um comentário