Com o início do ano legislativo, a composição das comissões temáticas da Assembleia Legislativa pode ser renovada. Os grupos de trabalho da Casa são responsáveis por analisar os projetos, de acordo com os temas, e emitir pareceres que possibilitam as votações em plenário. Sem a formação das comissões, somente projetos em regime de urgência, quando a tramitação é dispensada, poderão ser votados.
A Assembleia possui ao todo oito comissões: de Constituição, Justiça e Redação; de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior; de Minas e Energia; de Administração, Serviços Públicos e Trabalho; de Finanças e Fiscalização; de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania; de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social; e de Saúde.
Dentre as comissões, as com maior volume de projetos são as de Constituição e Justiça e a de Finanças. A primeira porque todos os projetos têm de ser analisados por esse grupo de trabalho. A segunda porque recebe todas as matérias financeiras, incluindo o orçamento estadual.
Via Serrinha de Fato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário