sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Opinião de uma Professora ao Blog




Professora Mônica Freitas disse...

1ª SEÇÃO

PARA QUE SERVE UM VEREADOR?

Infelizmente ainda existe uma falta de informação muito grande acerca das funções políticas de uma pessoa que é eleita, seja para ocupar cargo legislativo ou executivo। Navegando em sites que são oficialmente reconhecidos pelo conteúdo seguro encontrei a seguinte definição: O vereador é um membro da Câmara Municipal que exerce seu cargo em favor de um município, o mandato dura 4 anos e o cargo enquadra-se no poder legislativo. Sua função é fiscalizar o trabalho do prefeito e os gastos ligados ao orçamento anual, sendo assim, é o representante do povo.

As principais funções de um vereador são: Analisar e aprovar leis ligadas à prefeitura e ao poder executivo; Fiscalizar vários órgãos da prefeitura, além de requerer prestação de conta por parte do prefeito; Votar projetos de lei; Receber os eleitores e ouvir sugestões, críticas, reivindicações; Promover a ligação entre eleitores da região que representa e o governo; Elaborar e redigir projetos; Criar leis com intuito de formar uma sociedade mais justa।

Quem assina essas informações é Eduardo Freitas (graduado em Geografia e membro da equipe que compõe o site ।

Essas informações também não me são alheias, pois foi exatamente delas que tomei conhecimento enquanto estudante de 1º e 2º grau - inclusive em tempos que nem vivíamos uma ampla democracia - e enquanto estudante de Graduação e Pós-Graduação।

Professora Mônica Freitas disse...

SEÇÃO 2

FUNÇÕES DO (A) PREFEITO (A)

Segundo o site
Nas cidades, o prefeito é o chefe do Executivo. Seu mandato dura quatro anos e seus deveres são:

• Fazer os serviços públicos funcionarem corretamente;
• Garantir a realização das obras necessárias para a população;
• Administrar o dinheiro do município।

Mas o prefeito não trabalha nem decide nada sozinho। Ele depende do Poder Legislativo, formado pelos vereadores. Estes legislam, o prefeito executa o que é votado e aprovado pelso vereadores.

Essas informações sobre o prefeito eu também já tinha tomado conhecimento em algum lugar do passado (a escola) e do presente (os diversos livros, artigos, revistas, sites, períódicos, que leio diariamente)।

Professora Mônica Freitas disse...

SEÇÃO III

UMA ANÁLISE COMPARATIVA

Complemento o que disse no início do comentário:
"Fico triste, não somente pelo fato de observar tanta falta de informação sobre os termos que envolvem a política, mas de perceber que em pleno século XXI - a chamada era da informação - exista ainda a coragem de se disseminar tantas distorções e incoerências.

Infelizmente, é justamente essa falta de informação que contribui para o aproveitamento de políticos a tomarem atitudes que não lhes são cabíveis: vereador não executa obra, quem faz isso é o prefeito। Mas, a informação repassada na postagem do blog diz o contrário, uma vez que há a exaltação a vereadores que fazem isso.

Mas, a pior informação/argumento está a seguir:
"fiscalizar, acompanhar, criticar, denunciar, qualquer cidadão comum sem remuneração poderá fazer sem sair de sua casa através da internet nos sites oficiais".

E o "REPRESENTANTE DO POVO" que é o responsável para projetar, criar leis e oficializar o que o povo critica e necessita, fica onde? Certamente, distorcendo sua função, buscando ajuda onde o povo tem direito de ir sozinho e encontrar। Um exemplo disso são os que prestam serviço de saúde. Temos o sistema SUS que é usado para isso. Porém, seus princípios, teoricamente indicam que qualquer cidadão, agora aí sim, qualquer cidadão tem direitos universais aos serviços disponibilizados por esse sistema. Não precisamos de vereadores para isto, nem de prefeito, nem de ninguém, a não ser os profissionais que atuam na área.

As obras executadas pelos vereadores, não deviam ser feitas dessa forma। É o PODER EXECUTIVO quem pode fazer isso. Mas, infelizmente as manobras políticas são tantas que para o povo ter acesso ao retorno dos impostos que paga, tem que admitir que o vereador tem obrigação de "arranjar" obras: quadras, clubes, escolas, creches etc.

PRECISAMOS URGENTE DE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Essa é a minha conclusão।

Professora Mônica Freitas ao Blog.

4 comentários:

  1. essa palhaça combina com vc são dois babões

    ResponderExcluir
  2. O RETORNO DOS IMPOSTOS QUE AGENTE PAGA PRESSUPOE TAMBEM UMA EDUCAÇAO DE QUALIDADE, SERÁ QUE OS NOSSO QUERIDOS PROFESSORES DO NOSSO MUNICIPIO TAMBEM ESTAO CUMPRINDO COM O SEU VERDADEIRO PAPEL, POIS OS LEVANTAMENTOS FEITOS POR ORGAOS DO GOV. FEDERAL DÂO CONTA QUE A EDUCAÇAO PUBLICA DE APODI NAO É LÁ ESSAS COISAS E AI A CULPA SERÁ DO ALUNO OU DOS SALARIOS DOS PROFESSORES QUE AQUI NÃO É TÃO RUIM ASSIM.

    ResponderExcluir
  3. Professora Mônica Freitas23 de novembro de 2010 às 08:52

    isso mesmo, quando cito educação de qualidade, envolvo também a responsabilidade do professor, do aluno, da família do aluno (o pai, a mãe, os responsáveis). Há um conjunto de aspectos que se relacionam, citar apenas um é puro equívoco). já afirmei aqui nesse e em outros que já tive a oportunidade de expressar a minha opinião: "eu não defendo partido, nem coligação, nem título nenhum de grupo político; sou uma simples trabalhadora que está inserida no meio do povo, este que tanto necessita do olhar mais profundo das políticas públicas. Elas existem teoricamente, mas nem sempre são cumpridas na prática. O resultado de uma educação de má qualidade ou de qualquer outro tema está na ação popular, no pensamento coletivo. Infelizmente esse pensamento expresso na postagem acima, na qual fica explícita a ideia equivocada da função de um vereador, é um dos dados que apresentam o resultado de uma educação de má qualidade.
    Não se trata somente de salário, nem mesmo de condições, recursos, há também o contexto ideológico, que socialmente parece ter muito mais a função de deseducar.

    ResponderExcluir
  4. CONCORDO PLENAMENTE NA PERSPECTIVA DE QUE PAIS OU RESPONSÁVEIS DE ALUNOS TEM O DEVER DE FAZER UM CERTO CONTROLE SOCIAL DA EDUCAÇÃO PORÉM A QUESTÃO ESTRUTRAL FISICA E HUMANA BEM PREPARADA E REMUNERADA ADEQUADAMENTE FARÁ UMA GRANDE DIFERENÇA, NO ENTANTO, COMUNGO TAMBEM COM AS SUAS IDEIAS E ACHO QUE A EDUCAÇAO PUBLICA NECESSITA DE UM OLHAR E UM DEBATE MAIS PROFUNDO NO QUE SE REFERE AO COLETIVO, OU SEJA,DAS PESSOAS QUE ESTÃO INSERIDAS DIRETA E INDIRETAMENTE NESSE PROCESSO IMPORTANTISSIMO, QUE É A EDUCAÇAO.

    ResponderExcluir