quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Opinião de um e-leitor internauta!




COMO VOCÊ FORMA SUA CONSCIÊNCIA E OPINIÃO?

Passadas as eleições 2010 onde foram eleitos deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e de uma maneira brilhante elegemos nossa primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Eu expresso através desta serie de comentários uma reflexão e lhe convido a acompanhá-la para depois, discordar ou concordar.

CAPÍTULO 1


Há 20 anos nossa cidade, Apodi, está sobre o domínio político do grupo denominado bacurau.

Em 1992, José Pinheiro Bezerra, ou simplesmente Pinheiro, elegeu-se pela primeira vez prefeito de Apodi. Tendo como vice-prefeito o empresário, Evandro Marinho de Paiva, mais conhecido como Vandinho. De lá pra cá tivemos a frente da administração municipal as seguintes duplas; Vandinho e Klinger (1997 a 2000); Pinheiro e Tiburcio (2001 a 2004); Pinheiro e Gorete (2005 a 2008); atualmente somos teoricamente administrados pela dupla Gorete e Vandinho, na gestão 2009 a 2012.

De todas as ultimas cinco eleições municipais que Apodi passou de 1992 até 2008, uma teve uma “tonalidade” diferente, a de 2008. Pois uma das candidaturas não só chamou a atenção, mas ganhou a simpatia do povo apodiense. Um professor, líder de movimentos da sociedade civil organizada, inicia uma campanha ideológica e partiu para o ataque. Sem grandes estruturas, Flaviano Moreira Monteiro tentava conquistar votos através de seu discurso que era norteado por propostas que simbolizavam a esperança de um futuro melhor, e fortes ataques a todo e qualquer líder político que não estava em seu palanque. Com veemência Flaviano Monteiro culpava os grupos políticos que administraram Apodi nas ultimas décadas, pela falta que qualidade de vida e desenvolvimento do município.
Eu simplesmente fui contagiado por aquela maneira de fazer política. Tornei-me não apenas eleitor, mas militante do grupo batizado nova geração e fui à luta convicto que era esse o grupo que melhoraria nossas vidas e nossa história. Passei a integrar o carro chefe daquela campanha, os estudantes. Pois é isso que sou.

CAPÍTULO 2


Como um ser racional e crítico que sou, eu tentava a todo o momento analisar cada caminhada, cada discurso, cada boato. Pois eu nunca havia saído de minha casa para participar de campanhas. Mas fazia e faço parte de um povo que desejar alçar vôos mais altos. No entanto, tive minha primeira turbulência naquele vôo rumo ao futuro. Comentava-se pelos quatro cantos da cidade que pela falta de dinheiro, Flaviano aceitou o apoio de Pinheiro. “O Velhinho conversou com Flaviano e os dois se acertaram. E Pinheiro vai investir pesado em Flaviano para derrotar Gorete. A primeira bolada de dinheiro já ta na mão de Friviano.” – Comentava o povo.

Aquilo me perturbou! Frustrado fui perguntar a um amigo se aquilo realmente tinha acontecido, e ele disse que não sabia, mas que o comentário tava na rua.

Me revoltei! Fiquei imaginando como era que Flaviano havia vendido sua consciência, vendido nossa confiança. Mas, nos disseram que era tudo alarme falso. Que a nova geração jamais iria se misturar com político corrupto. Me reanimei!

A reta final da campanha chegou e todos nós, friviando, acreditávamos na vitoria. Pois faltando poucos dias para a eleição saiu uma pesquisa dizendo que Flaviano estava 12 pontos a frente de sua adversária, Gorete. Um amigo que faz matemática na UERN me disse que 12 pontos representava cerca de mais de 3 mil votos. Ou seja, vitória consumada!
05/10/2008, uma inesperada notícia nos rouba um sonho. Com 11.314 votos, Maria Gorete da Silveira Pinto é eleita Prefeita de Apodi. Choro, lágrima e uma pergunta que não queria calar; onde estavam os mais de 3 mil votos que a pesquisa nos garantia? Nenhuma resposta conseguiu me convencer. E eu fiquei profundamente chocado. Parecia que eu tinha visto meu pai perder uma eleição. Pois foi isso que Flaviano se tornou para mim. Um pai. Um herói.

Passada a adrenalina da angustiada derrota eu conversei racionalmente com alguns amigos sobre a eleição. E apesar de não concordarmos com algumas coisas e termos dúvidas de outras, vislumbrávamos a eleição de um deputado estadual filho da terra. 2010 que nos esperasse. A nova geração só estava começando.

CAPÍTULO 3


2010 chegou e com ele muitas negativas surpresas. O grupo da nova geração começou a agir de uma forma não esperada após o anuncio da candidatura do também apodiense, Celiton Giordano. O boato de que a candidatura de Celiton era mais viável que a de Flaviano por que Celiton tinha o apoio do todo poderoso Robson Farias, começou a se espalhar. E apesar de Celiton naquele momento ser um mero desconhecido, ele passou a ser um fantasma real para nova geração.

O apoio de Flaviano a Carlos Eduardo Alves quebrou o discurso pregado. E pra completar a frustração dos que achavam que a nova geração se manteria inume as praticas tradicionais da política, Flaviano anunciou apoio à reeleição de Fabio Farias. Deputado Federal titular do escândalo das passagens aéreas. Aquele que com dinheiro público comprou passagens para celebridades serem atração em seu camarote no maior carnaval fora de época do Brasil, o Carnatal.

Tudo bem que não existe lei que regulamente os gastos das cotas de passagens aéreas da Câmara dos Deputados Federais. Mais existe algo chamado noção e ética. E é totalmente sem ética e sem noção, fazer o que ilustríssimo deputado Fabio Farias vez. Comprar passagens aéreas com dinheiro público para celebridades que lhe serviu como garotos propagandas de seu camarote, com objetivo de chamar os foliões a comprarem o abada de seu camarote e lucrar. Isso mesmo, lucrar as custas do meu e de seu dinheiro.

O emaranhado foi grande. Celiton, que antes da dobradinha de Flaviano com Fabio Farias era assessor do pai de Fabio, deputado Robson Farias, vez uma campanha só. Sem o apoio de Robson como foi anunciado. Fez uma campanha visivelmente com pouca estrutura, pé no chão.
O que realmente aconteceu eu não sei. Acho que ninguém melhor do que Celiton para nos dizer a sua versão nessa historia e quem sabe assim, agente fica sabendo do miolo da articulação da dobradinha Fla-Fa que com tanto orgulho foi defendida pela nova geração. Que desastre!

CAPÍTULO 4


O fato é que no mínimo a nova geração estava se contradizendo totalmente com o discurso proferido. Até poucos dias atrás falávamos e culpávamos políticos tradicionais. Agora teríamos que passar a conviver com eles. Andar com eles. Aplaudir os seus mentirosos discursos. Sinceramente! Não me desceu na garganta essa mudança da nova geração. Passei a acompanhar a campanha nas esquinas das ruas, ouvindo os discursos, debatendo com amigos.

Uma enxurrada de pesquisas colocavam Flaviano em uma posição privilegiada entre os primeiros 24 colocados candidatos que disputavam uma vaga de deputado estadual. Era normal ver Flaviano em 14° e até 12° lugar. Assim como em 2008, as pesquisas garantiam a vitória de Flaviano. Assim como em 2008, as pesquisas de 2010 era tudo mentira. E uma mentira feia. Flaviano mais uma vez perdeu. De 12°, Flaviano caiu para 39° colocado, ficando de fora da Assembleia Legislativa.

Não tenho absolutamente nada contra Flaviano Monteiro. Muito pelo contrario, pois, nutro por ele uma admiração que infelizmente foi estancada em virtude da nova maneira que ele e a nova geração adotaram de fazer política. Ser parceiro de político corrupto que por meio de uma assessoria de imprensa propaga tantas ações, mas que a olho nu não vemos metade do que se propaga, não é nada parecido com os discursos das reuniões que eu participei. Sou contra toda e qualquer prática de enganação a qualquer pessoa. Principalmente as pessoas humildes e de boa fé. Que autorizam seus filhos a participarem de carreatas e passeatas sem saber que lá eram proferidos discursos friamente mentirosos e elaborados em quatro paredes.

CAPÍTULO 5


2012 está vindo ai. E antes que ele chegue às articulações a cerca dos cargos que futuramente serão disputados já começaram. Principalmente as articulações para Prefeito.

Gorete é candidata natural a reeleição.
Flaviano configura-se como seu maior e mais forte adversário.
Augustinho Pinto começa a formar um novo bloco político que também lançará um candidato que por hora é desconhecido.
Dizem por ai que Flaviano já recebeu convite para ser vice de Gorete, como também já recebeu convite para ser o vice do candidato do novo grupo formado por Augustinho Pinto.

Será que Flaviano aceitaria tal proposta? Sinceramente! Depois de dividir palanque com Fabio Farias eu não duvido nada que ele aceite um dos convites de ser vice com objetivo de garantir um cargo eletivo com compromissos bemmmm ali na frente, né?!?


Durante toda minha infância e adolescência presenciei uma política que no inicio não entendia, mas que hoje eu posso dizer que conheço um pouco dela. E na minha opinião eu afirmo categoricamente que não existe nenhum grupo que represente o novo na política da nossa cidade. E sinceramente eu tenho pena quando vejo jovens inteligentes que tanto querem ver a nossa política mudar, não enxergar as mudanças negativas que o grupo da nova geração já passou.

Sei que não sou o dono da razão até por que a razão é algo relativo. Mas não consegui nem consigo fechar os olhos para toda essa sujeira e maquiavelidade dos políticos de nossa cidade. Não quero cometer a injustiça de generalizar. Talvez exista um ou dois que sejam dignos do meu voto, mas como não sou advogado de nenhum deles, cabe a eles mesmos provarem que merece o meu voto.

Eu formo minha opinião e consciência através de uma autocrítica e leitura de variados veículos de informação. Não me deixo levar nem tampouco acreditar em tudo que leio e escuto apesar destes contribuírem nesse processo de formação de opinião própria. E você? Como é que tem formado sua opinião? Desafio-lhe a ser mais crítico e analisar melhor os últimos acontecimentos políticos de nossa cidade.

Quem já se corrompeu e nada fez não merece meu voto.
Quem já se corrompeu antes mesmo de chegar ao poder também não merece meu voto. Pois se já se corrompeu sem o poder, imagine com ele.
Quem se apresentar dizendo ser o novo. Ah esse vai ter que provar! E provar direitinho suas boas intenções.

“O pior cego é aquele que não quer ver” Abramos os nossos olhos!
Ajude a escrever o próximo capítulo dessa história. Vote consciente!

28 comentários:

  1. Deleito-me nesta Excepcional e Interessantíssima Matéria, inerente a Opinião Formada por esse Internauta Anônimo e, simultaneamente, a explanação de todo o Histórico Politiqueiro dessa Turma Elitista e filiada ao PCdoB deste município de Apodí-RN,que se auto entitulava de "Nova Geração"??? (...) Ou, concomitantemente nos confunde com as mesmas atitudes e agregando para sí, os hábitos Nefastos e a Cultura da "Velha Geração" (...) Para nós eleitores Apodienses, fomos Ludibriados por Pseudo-Comunistas na Campanha Eleitoral de 2008. Todavia, nestas Eleições de 03 de Outubro de 2010, a Máscara desses Indivíduos que se diziam os Senhores da Ideologia,da Razão e da Verdade, simplesmente despencou e caiu ao Solo.Que Vergonha e, efetivamente, Decepção para essa Turma do PCdoB e,alguns eleitores que Votaram para Deputado Estadual - Flaviano Monteiro e, Deputado Federal - Fábio PLAYBOY Faria. Aqui na minha residencia, seriam 08 (oito) Votos e mais Votos que seriam conquistados de vizinhos(as),para o então Candidato a Deputado Estadual Flaviano Monteiro. Todavia, após essa INCOERÊNCIA Política-Partidária dessa Turma do PCdoB de Apodí,haver excluido Injustamente,o então Candidato a Deputado Federal - Canindé de França e, por conseguinte, ter dado apoio politico e realizada a Dobradinha para o Candidato à reeleição - Fábio PLAYBOY Faria, NÃO Votamos mais nele (Flaviano Monteiro) e muito menos, nesse Deputado Federal - PLAYBOY. O Túmulo e o Cadáver do Saudoso e Grande Comunista Honrado,Autêntico e Brasileiro - Luís Carlos Prestes (O Cavaleiro da Esperança), devem ter Estremecido, diante todos esses Atos Indígnos,Nefastos e Obscuros, que foram praticados pela Turma do PCdoB do nosso Amado e Querido Apodí.Tenho Dito.Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Deleito-me nesta Excepcional e Interessantíssima Matéria, inerente a Opinião Formada por esse Internauta Anônimo e, simultaneamente, a explanação de todo o Histórico Politiqueiro dessa Turma Elitista e filiada ao PCdoB deste município de Apodí-RN,que se auto entitulava de "Nova Geração"??? (...) Ou, concomitantemente nos confunde com as mesmas atitudes e agregando para sí, os hábitos Nefastos e a Cultura da "Velha Geração" (...) Para nós eleitores Apodienses, fomos Ludibriados por Pseudo-Comunistas na Campanha Eleitoral de 2008. Todavia, nestas Eleições de 03 de Outubro de 2010, a Máscara desses Indivíduos que se diziam os Senhores da Ideologia,da Razão e da Verdade, simplesmente despencou e caiu ao Solo.Que Vergonha e, efetivamente, Decepção para essa Turma do PCdoB e,alguns eleitores que Votaram para Deputado Estadual - Flaviano Monteiro e, Deputado Federal - Fábio PLAYBOY Faria. Aqui na minha residencia, seriam 08 (oito) Votos e mais Votos que seriam conquistados de vizinhos(as),para o então Candidato a Deputado Estadual Flaviano Monteiro. Todavia, após essa INCOERÊNCIA Política-Partidária dessa Turma do PCdoB de Apodí,haver excluido Injustamente,o então Candidato a Deputado Federal - Canindé de França e, por conseguinte, ter dado apoio politico e realizada a Dobradinha para o Candidato à reeleição - Fábio PLAYBOY Faria, NÃO Votamos mais nele (Flaviano Monteiro) e muito menos, nesse Deputado Federal - PLAYBOY. O Túmulo e o Cadáver do Saudoso e Grande Comunista Honrado,Autêntico e Brasileiro - Luís Carlos Prestes (O Cavaleiro da Esperança), devem ter Estremecido, diante todos esses Atos Indígnos,Nefastos e Obscuros, que foram praticados pela Turma do PCdoB do nosso Amado e Querido Apodí.Tenho Dito.Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do comentário. Não desrespeitou ninguem disse de uma maneira educada as verdades que muitos precisam ouvir. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Perfeita essa matéria! E como eu defendo idéias e não pessoas, eu concordo com o opinião do anonimo.

    ResponderExcluir
  5. Alguem se habilita a forma um grupo político que verdadeiramente represente os desejos da juventude apodiense?

    ResponderExcluir
  6. Interessante é que nesse blog este eleitor conseguiu tornar seus bonitos comentários em matéria. No apodibaixodopano, ficou apenas como coméntarios. Se fosse elegiando Flaviano já estava como matéria. Essa é a forma da "nova geração elitezada" fazer política.

    ResponderExcluir
  7. Parabens pelo comentario, falou somente a verdade.
    Aposto que vai aparecer um cara de pau dizendo que esse comentario quer denegrir a nova geração, me poupem.
    Estou de saco cheio dessa nova geração que de novo nao tem nada, é o pior grupo politico de Apodi. Salvem Apodi.

    ResponderExcluir
  8. pelo jeito o rapaz continua sem entender nada de política. Achar que essa nova geração e etc vão salva a pátria... é brincadeira.

    ResponderExcluir
  9. Coincidência ou não. Quando terminei de ler esse comentário a rádio online que eu estava ouvindo tocou aquela música que diz assim: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.
    Parabéns ao anônimo pelo profundo comentário!

    ResponderExcluir
  10. Eu estava saindo da loja de Mario Marinho quando um amigo me ligou falando e me indicando essa matéria para mim ler. E posso garantir que fazia tempo que uma matéria de um blog apodiense não me comovia tanto. Agora estou refletindo.

    ResponderExcluir
  11. Concordo em genero numero e grau. A nova geração apodiense se perdeu antes mesmo de chegar no poder.Eita Apodi vei sem sorte. Tem jeito não

    ResponderExcluir
  12. o QUE EU ACHO INTERESSANTE DESSE COMENTÁRIO É QUE SE COBRA TUDO. MAS SE COMETE O TRISTE PARA QUEM ESTÁ DISCORDANDO. QUEM ESCREVEU FAZ O QUE E APOIA QUEM. QUAL O SE DNA POLITICO E QUEM APOIA POLITICAMENTE

    SÓ PRA IMITAR
    ANONIMO VC E QUEM

    ResponderExcluir
  13. Como seria bom que todos os estudantes e militantes que devendem o grupo da nova geração tivessem a oportunidade de ler esse fabuloso comentário. Sei que ninguem é santo, inclusive eu. Mas, definitivamente Flaviano e a nova geração de xixico andam longe de ser o que eles dizem que são. Eu resolvi abrir os olhos.

    ResponderExcluir
  14. Isso sim é opinião qualificada. Mandou o recado sem chamar boi de veio.

    ResponderExcluir
  15. Esse comentario me fez lembrar de um discurso de Flaviano no conjunto coab quando Flaviano disse que com 12 mil votos a cadeira na assembleia dos deputados era dele, de legitimo filho de Apodi. Ele ajudei ele tirar mais de 15 mil votos mas nem com 12 nem com 15 ele chegou lá. QUANTA MENTIRA

    ResponderExcluir
  16. qual dos pre candidatos tem uma fixa melhor q de flaviano? porque antes a q se aproximava era de gorete, oji talvez helio.

    ResponderExcluir
  17. VOCES SABEM QUANTOS REAIS O FABIO PLAYBOY FARIA MANDOU PARA O PC DO B DE APODI? EU SEI. FORAM MILHARES.

    ResponderExcluir
  18. PARA ESSA TURMA DO PC DO B, ERRADO, CORRUPTO, ATRAZADO, EM FIM TUDO QUE NAO PRESTA SÓ TEM NOS OUTROS, NELES NAO POIS SAO OS MELHORES EM TUDO. É O FAÇA O QUE DIGO E NAO FAÇA O QUE FAÇO.

    ResponderExcluir
  19. parabens a esse leitor/internauta. nunca vi um texto tao bem escrito que retrata tao bem a realidade dessa nova geraçao.

    ResponderExcluir
  20. ATENÇÃO REDIALISTAS DE APODI! AI VAI UMA DICA, QUEM TEM CORAGEM DE LER ESSE COMENTÁRIO EM SEU PROGRAMA DE RÁDIO E DEPOIS ARGUMENTA-LO E DEBATE-LO? ALGUEM SE HABILITA?

    ResponderExcluir
  21. Parabens a esse comentarista anonimo pela sua capacidade exemplar de resumir em poucas palavras as mentiras de um grupo politico que ambiciona exageradamente o poder,salve Apodi desse tipo de pessoas.Parabens Josenias por postar materias interessantes,continue assim nõ faça como aquele blog apodibaixodopano que só quer saber de atacar a prefeita de apodi sem ter noção do que publica....valeu...

    ResponderExcluir
  22. NOVA GERAÇAO COM MUITO ORGULHO !23 de novembro de 2010 às 09:55

    MEU DEUS QUANTA ARMAÇAO ! ARRANJA OUTRA Q ESSA NAO COLOU ,JOSENIAS SE EU FOSSE VC TERIA VERGONHA NA CARA E PARAVA DE TENTAR FASER COM QUER APODI REGRIDA E QUEIRA ESSE VELHO ARCAICO DE VOLTAR AS LIDERANÇAS POLITICAS ,VCS VAO TER Q ENGOLIR Q FLAVIANO MONTEIRO E´O MAIOR LIDER POLITICO Q APODI TEM ATUALMENTE E ISSO VCS NAO ACEITAM . APÓDI MOSTROU MAIS UMA VES Q FALTA MUITO POUCO PARA SE LIBERTAR DESSES GRUPOS POLITICOS ARCAICOS Q NADA FASEM POR NOSSO MUNICIPIO .REGREDIR NUNCA MAIS !

    ResponderExcluir
  23. AGORA EU LHES PERGUNTO: QUEM NOS ENGANOU MAIS ?FLAVIANO DANO A CARA A TAPA AO INVES DE ENCHER OS BOSOS DE DINHEIRO COMO FES TDS OUTROS LIDERES POLITICOS SEM SE EMPORTAR A MINIMA P APODI OU ESSES CHEFES POLITICOS Q ANOS APOS ANOS COSTUMAM A VENDER NOSSA DIGNIDADE E NOSSOS SONHOS EM TROCA DE CARGOS E ALUGUEIS .NAO ADIANTA HOJE APODI E´UMA CIDADE POLITICAMENTE AMADURECIDA E PODE TER CERTESA Q OUTROS LIDERES VAO SURGIR MAIS FORTYES E OBIGETIVOS. QUEM SABE UM DELES SEJA UM FILHO SEU OU MEU? SEI Q NAO VAI POSTAR MAS VAI LER, QUEM SABE NAO PARE DE QUERER SER PEQUENO E RESOLVA SER A VOS DO DESENVOLVIMENTO .

    ResponderExcluir
  24. VALEU JOSENIAS ! SABE ,JA COMERSO A VER VC COM OUTROS OLHOS SE CONTINUAR EVOLUINDO QUEM SABE ARRANJO UMA VAGUINHA P VC NA NOVA GERAÇAO .TO BRINCANDO KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  25. O que é a nova geração? O que quer a nova geração? O que pensa a nova geração? Que propósitos tem a nova geração? Qual é o projeto político administrativo que a nova geração tem para o Apodi? Que mudança terá ou teria o Apodi, se a nova geração chegar ou chegasse ao poder? Eu tenho refletido sobre as respostas que seriam dadas pelos adimiradores e asseclas da nova geração. Apesar de respeitar o entusiasmo do grupo que se diz nova geração, tenho minhas dúvidas quanto a competência política do grupo que sonha em assumir o cetro do comando político de Apodi. Vejo apenas a exaltação de alguns que, por inexperiência, acreditam num discurso vazio que, a rigor, tem como unico objetivo chegar ao Poder para fazer justamente o que os outros fizeram e tem feito até entã. As propostas que eles defendem como alavanca para o desenvolvimento do município, são elementares sem nenhum vislumbre de mudança de impacto que provoque o crescimento e o desenvolvimento econômico do município. Mas, pode ser que, se por ventura, eles chegarem ao poder, surprendam. Eu, particularmente, tenho as minha dúvidas.

    ResponderExcluir
  26. PCdoB + Flaviano = LAVAGEM CEREBRAL

    ResponderExcluir
  27. Que bela ortografia desses tres penultimos comentarios, uma pessoa que nao sabe nem escrever direito, vai saber da alguma opniao política? Isso é uma maria vai com as outras, ta na cara que ou é um babão da cupula do pcdob ou ta pescando fofoca de outras pessoas. Melhor tu ler mais pra no minimo nao passar vergonha com sua ortografia.

    ResponderExcluir