segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Município de Apodi está de LUTO


APODI VESTE LUTO: 

Faleceu agora a noite uma grande figura da geografia humana apodiense, que mesmo não sendo natural desse nosso amado e paradisíaco rincão adotou-o com se fosse a sua terra natal. Os anais da história do ramo de serviços eletrônicos em Apodi revelam o grande pioneirismo desse nobre cearense da cidade de Jaguaribe, tendo sido o inventor de um eletro Rádio totalmente criado e instalado por Iran Noronha, que fabricou em série vários rádios, os quais denominou-os de RÁDIO TRANSIRAN.

Trata-se dos rádios Transistorizados (O TRANSIRAN) com toda mão de obra Apodiense, formada por familiares do Sr. Iran Noronha Correia, que se dedicou desde os idos da década de 70, a montar muitos rádios dessa marca. E eu que pensei que esse rádio nem existia mais em Apodi. Vejam foto dessa relíquia.

MANOEL IRAN NORONHA CORREIA, natural de Jaguaribe – CE, nasceu no dia 05 de abril de 1928, filho de Manoel Correia de Melo e de Ucesina Noronha Correia. Fez o ensino fundamental (antigo 1ª grau) no Colégio Clóvis Belivaqua – Jaguaribe-CE. É casado com Maria Matias Noronha (Dona Nêga).

Exerceu as profissões de: 

Eletricista e Rádio Técnico;Comerciante e Micro Empresário (ME) no ramo da Eletrônica Industrial Rádios Trans Iran Comércio Apodi-RN; Comerciante, ramo Lanchonete que localizava-se onde hoje funciona a EletroSiarom; Criador Sócio com Altino Marinho do Cinema Intererante, CINE ODEON, época do Bicentenário.

Iran Noronha chegou a integrar o antigo MDB, partido político que posteriormente passou a chamar-se PMDB. Foi Presidente do Diretório Municipal do PTB nos anos 1980. Foi candidato a vereador pelo MDB, sob slogan “Povo Desenvolvido é Povo Limpo’’. Sócio fundador da Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi – FUNDEVAP. Fundador da COOTRACEMA, Cooperativa de Trabalhadores Terceirizados do Município de Apodi.

O nosso querido técnico em eletrônica IRAN NORONHA é uma legenda na história humanística Apodiense. Tem seu perfil personalístico incorporado às imagens cotidianas das ruas da cidade, dando mais intensidade sentimental ao contexto interativo da geografia humana. É um homem dotado de inteligência ímpar, representada pela sua grande capacidade em engendrar incríveis invenções, citando como exemplo a criação de um protótipo de rádio transmissor AM, produzindo-o em série para venda com o nome de TRANSIRAN. Na época de sua produção, rara era a residência que não tinha um TRANSIRAN veiculando notícias e músicas, geralmente de rádios mossoroenses. Apodi e Apodienses estão de parabéns.

Atualmente participa como Conselheiro Fiscal da Cooperativa de Produtores e Cerealista do Apodi – COOPERMIL. No dia 19 de setembro de 2013, foi homenageado pela Câmara Municipal de Apodi e recebeu o título de cidadão apodiense pelos relevantes serviços prestados a cidade de Apodi.

Fontes: Charton Rêgo - neto de Seo Iran. 
Marcos Pinto - historiador apodiense.
(Blog TUDO DE APODI).

4 comentários:

  1. Que deus o tinha do reino do céu

    ResponderExcluir
  2. faltou uma profissão ele era sinheiro, tocava sino

    ResponderExcluir
  3. Meus sentimentos aos familiares. DEUS conforte o coração de todos.

    ResponderExcluir
  4. Nos anos 60 ele fez um Avião em Mossoró

    ResponderExcluir