quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Apodienses mantém viva a tradição de visitar cemitérios no dia de finados

Desde que tiveram os portões abertos, na manhã desta quinta-feira 2, os Cemitérios de Apodi, tanto na zona rural e urbana passaram a receber diversas pessoas que têm buscado as capelas dos cemitérios para fazer suas orações, nesse Dia de Finados. Ao longo do dia os cemitérios registraram intensa movimentação, que se estendeu até o final do dia, quando são esperadas cerca de 10 mil pessoas em visitação.

Considerada tradição, a reverência aos mortos, por meio de orações, flores e velas permanece viva no inconsciente das pessoas, que se revezam em atenção aos mortos, apesar do calor intenso.

Ao longo do dia, as igrejas seguem com uma programação voltada à data, que remonta os idos do século II, quando alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para celebrar os que morreram. No Século V, a tradição começa a ganhar corpo, pois a Igreja já dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos. No século XIII, o dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, pois no dia 1º é celebra a Festa de Todos os Santos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário