sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Delegação indígena de Apodi participa da V Assembleia Indígena do Rio Grande do Norte

Entre os dias 21 a 23 de novembro, uma delegação de 09 pessoas de Apodi, autoafirmadas como indígenas pertencentes ao Grupo denominado de Tapuias Paiacus, primeiros habitantes do município de Apodi, estiveram participando da V Assembleia Indígena do Rio Grande do Norte (AIRN), organizada pela Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOIHME).

O grupo de indígenas de Apodi tem como Liderança a indígena Lucia Maria Tavares, que há mais de 10 anos pesquisa, articula e luta pelo resgate cultural dos tapuias, tendo fundado, além de uma associação denominada de Centro Histórico e Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi (CHCTPLA), também fundou o museu do Índio Luiza Cantofa, primeiro museu indígena do RN.

A AIRN debateu durante os 3 dias sobre as demandas de direitos que os povos indígenas do RN já conquistaram, mas que ainda sentem muitas dificuldades de usufruir nas áreas de Saúde Indígena, Educação Indígena, Terra e território, Etno desenvolvimento, questões voltadas para as Mulheres Indígenas e para o uso e preservação do meio ambiente.

O grito temático trabalhado foi:
"DIGA AO POVO QUE AVANÇE!"

Além dos índios tapuias do Apodi, estavam presentes na AIRN, indígenas das comunidades de Amarelão, Serrote de São Bento e Santa Terezinha, ambas de João Câmara; Tapuias do Tapará de Macaíba, Potiguaras de Sagi-Trabanda, de Baia Formosa, Os Caboclos do Assu e toda a comunidade da aldeia Catu, do município de Canguaretama/RN. Esta última, anfitriã da assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário