quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Funasa em parceria com a UFRN, realiza primeira Oficina para Elaboração a elaboração do PMSB

Na oficina os técnicos municipais vão elaborar o Plano de Mobilização Social e o Diagnósticos Participativo, etapas vitais na elaboração dos PMSBs

A Superintendência Estadual da Funasa/RN (Suest/RN), por meio do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (NICT), e em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), acompanhará  aplicação de mais uma etapa do Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado entre a Funasa e a UFRN. Dessa vez, será a realização da primeira  Oficina de Capacitação para a Elaboração dos Planos Municipal de Saneamento Básico (PMSB), nos dias 03 e 04(hoje e amanhã), no IFRN, da cidade de João Câmara. Nesta etapa participão os técnicos dos municípios que pertencem ao polo da cidade de João Câmara: Extremoz, Jandaíra, Maxaranguape, Poço Branco, Rio do Fogo, Taipu, Touros, além de João Câmara.

Além de apresentarem na oficina o primeiro produto - resultante da capacitação regional -  que consiste na publicação de portaria ou decreto com a nomeação dos membros dos Comitês Executivo e de Coordenação; os representantes desses municípios iniciarão a elaoração na oficina, dos produtos "B" e "C" que correspondem respectivamente ao Plano de Mobilização Social e o Diagnóstico Técnico-Participativo. No produto "B", os técnicos municipais deverão planejar procedimentos, estratégias, mecanismos e metodologias que permitam a população participar ativamente do processo de construção do Plano. Já o produto "C", consiste no diagnóstico da situação de todo o território do município, quanto aos eixos do saneamento básico: água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem.

A Funasa repassou à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsável pelas capacitações, por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED), a importância de R$ 3,580 milhões, para Capacitação e Acompanhamento da Elaboração dos PMSBs em 86 municípios selecionados.

Superintendência Estadual da Funasa/RN
Israel Lucas de Souza – Jornalista DRT/RN 1004   
(84)3220.4767 / (84)9.9957.1661

Nenhum comentário:

Postar um comentário