quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Palestras orientam sobre diagnóstico precoce do câncer

Conscientizar profissionais de diversas áreas sobre sinais e sintomas do câncer é uma das ações inseridas no cronograma da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) para este início de ano. Com esse objetivo, a entidade inicia uma série de palestras. A primeira delas será nesta quinta-feira, 18, às 8h, no Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura de Mossoró.

A temática abordada na ocasião será o câncer de pele, tendo em vista que esses trabalhadores são frequentemente exposto à radiação solar. A palestra será ministrada pela enfermeira da AAPCMR, Keylla Duarte.

Dentro da proposta de promover a conscientização sobre a doença, também estão sendo agendados diálogos em instituições de ensino de Mossoró para falar sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil junto aos educadores. 

Nesse caso, a escolha do tema e do público-alvo se justifica pelo fato de que os educadores passam muito tempo em contato com as crianças e adolescentes. Assim, eles podem ajudar na identificação dos sinais e sintomas da doença, além de poderem atuar como multiplicadores junto aos pais. A primeira palestra em escola este ano será na sexta-feira, 19, às 10h30, no Colégio Mater Christi.

“Compreendemos que os professores são peças fundamentais nessa proposta de fortalecer o diagnóstico precoce, porque eles estão diariamente em contato com as crianças, tendo em vista que elas chegam a passar dois terços do seu dia no ambiente escolar”, reforça a enfermeira Keylla Duarte.

As palestras nas instituições de ensino contarão ainda com a participação das pedagogas Hemaúse Emanuele e Juliana Torres. Elas são profissionais do Estado, cedidas à AAPCMR para desenvolver o projeto Pedagogia Hospitalar, em funcionamento na Pediatria da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC). A iniciativa permite às crianças e adolescentes em tratamento oncológico acesso ao conteúdo escolar, minimizando os prejuízos decorrentes do tempo de afastamento das atividades, em decorrência da luta contra a doença.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Dentro do cronograma, estão agendadas palestras no Centro Educacional Aproniano Martins de Oliveira (CEAMO), no dia 26 de janeiro, às 16h30 e no Colégio Menino Deus, às 9h30 do dia 31 deste mês.

Além disso, a Associação pretende levar essas informações também aos profissionais de escolas públicas.

As instituições que quiserem solicitar momentos de conscientização como esses também podem entrar em contato com a AAPCMR, através do telefone (84) 3316-0871.

Luciana Araújo
Assessoria de comunicação da AAPCMR
(84) 98875-6829

Nenhum comentário:

Postar um comentário