terça-feira, 20 de maio de 2014

Há soldados. Há armas. Há viaturas. Há gasolina. Mas!!! Falta gestão e sobra constrangimento

Um evento noticiado esta semana no Rio Grande do Norte é uma prova clara da falta de gestão que está impregnada em nossa máquina pública.

A rotina administrativa da Policia de Parelhas prevê que os soldados não podem abastecer as viaturas na própria cidade. A ordem do Governo é para que eles viagem até outro município, longe, para ir buscar o combustível em um posto autorizado pela burocracia oficial.

Dia desses, os policiais fizeram a viagem até Caicó, para abastecer o carro, mas não conseguiram encher o tanque.

Interessante é que havia gasolina. O posto tinha autorização para abastecer. Mas o sistema, por algum motivo, falhou e, por causa dessa falha, os policiais ficaram sem o combustível para voltar a Parelhas, sendo obrigados a retornar para seu município de carona, na mala de outro carro, como se prisioneiros fossem.

E o carro de Parelhas ficou em Caicó, parado, sem gasolina, limitando a operacionalidade da Polícia do Seridó. Tolhendo a força de segurança pública da região de um equipamento indispensável para o combate ao crime organizado – que, todos lemos, ouvimos e vemos, anda em expansão.

Falta de gestão é isso: o aparelho estatal tem os policiais, tem a viatura, tem as armas, o fardamento, tem o posto autorizado para liberar o combustível, tem a gasolina na bomba, mas não tem aquela fagulha final para por a máquina pública para funcionar: qualificação para prevenção de problemas, agilidade para destravar a operacionalidade do sistema, rotina administrativa adequada, previdência...Enfim, tantas coisas que compõe uma máquina que funciona e outra que fica parada.

Na iniciativa privada, a qualidade na gestão é um dos fatores que diferenciam empresas que, apesar de atuarem no mesmo segmento, com o mesmo produto e disputando os mesmos clientes, lucram R$ 1 milhão, enquanto outras lucram R$ 100 milhões.

Na máquina pública, a diferença é que uma administração que é falha na gestão não perde somente dinheiro. Põe vidas em risco, aniquila oportunidades, compromete gerações.

Um comentário:

  1. Isso é verdade o que estar faltando é competência do gestor

    ResponderExcluir