segunda-feira, 31 de março de 2014

Movimento conta com abaixo-assinado pela flexibilização da 'Voz do Brasil' durante a Copa

Transmitido obrigatoriamente às 19h pelas emissoras de rádio do país, 'A Voz do Brasil' é assunto de discussão há mais de 10 anos. O pedido para que o horário de veiculação seja flexibilizado tramita desde 2003, quando a então deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) apresentou projeto de lei (PL 595/03) sobre o assunto. Em ano de Copa do Mundo, em que jogos vão acontecer no mesmo horário do programa, foi criado movimento que recolhe assinaturas de apoio à causa.

Criada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a campanha "A voz que eu quero ouvir" foi lançada nessa quinta-feira, 27, e, até o fechamento desta reportagem, o abaixo-assinado digital conta com 532 participações. O movimento lembra que a 'Voz do Brasil' foi criada em 1935, sob a gestão de Getúlio Vargas na presidência da República, e que seu conteúdo presta grande serviço à sociedade, mas que é preciso flexibilizar o horário.

"Com a aproximação da Copa do Mundo, surge mais uma necessidade, pois mais de 1/3 dos jogos acontece às 19 horas e o rádio não vai poder transmitir. Também não vai poder cumprir seu papel social de informar sobre o trânsito e as manifestações nas redondezas dos estádios", explica a página do movimento.
O presidente da Abert, Daniel Slaviero, diz que a imposição do horário é incompatível com a realidade brasileira. “E o Brasil receberá o maior evento esportivo do mundo, a Copa do Mundo. Dos 64 jogos, 27 serão interferidos pela Voz do Brasil".

Mais da metade dos brasileiros são favoráveis à flexibilização

Encomendada pela própria Abert, um estudo mostra que 68% dos brasileiros são favoráveis à flexibilização do horário do programa 'A Voz do Brasil', enquanto 26% se posicionam contrários.

Feita pelo Instituto DataFolha, o levantamento afirma que a mudança no horário aumentaria em 13 pontos percentuais a audiência da atração, já que 22% dos entrevistados declararam que passariam a ouvir o programa que traz informações sobre os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.

Os dados apontam que 81% da população ouvem rádio e 41% acompanham a 'Voz do Brasil' no horário estipulado. A pesquisa entrevistou 2.091 pessoas em 135 municípios durante os dias 18 e 19 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O movimento

A página a favor da flexibilização traz informações sobre quem já assinou, destaques e material da campanha. Existe texto que informa a necessidade da mudança de horário, porque a hora é agora, porque é bom para todos e porque é bom para o próprio programa. No site, é possível encontrar, também, campo para assinatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário