segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Nomes de Kelps, Walter, Flaviano e Gustavo aparecem em boas colocações na última pesquisa




O ex-prefeito de Santa Cruz, Luiz Antônio "Tomba", aparece em primeiro lugar na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa na pesquisa CORREIO DA TARDE/Fiern/Start. A exemplo da primeira pesquisa, em que esteve entre os mais bem citados, ele repete o bom resultado. O levantamento também mostra que muitos dos atuais deputados estaduais estão crescendo durante a campanha.

É o caso de Walter Alves (PMDB), filho do senador Garibaldi Filho (PMDB), que já aparece em segundo lugar na atual campanha. Ele pulou de 0,7% no primeiro levantamento para 2,4% no atual.
Quem também melhorou muito o resultado foi Nélter Queiroz (PMDB). Ele foi de 0,3% na primeira sondagem para 1,9% nesta segunda oportunidade.

Dos dez primeiros colocados na pesquisa realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, sete têm mandato eletivo. Com exceção de Tomba, quem aparece bem entre os "novatos" são Vivaldo Costa (PR), com 1,4% e Kelps Lima (PR), ex-secretário de Mobilidade Urbana de Natal, com o mesmo percentual.

Coligações

Analisando o quadro por coligações, começa a se desenhar um quadro muito favorável à coligação PMDB/PR/PV, que tem hoje, dentre os 20 primeiros colocados, nove nomes despontando. São eles, por ordem de citações na pesquisa: Walter Alves (PMDB), Nélter Queiroz (PMDB), Vivaldo Costa (PR), Kelps Lima (PR), Luiz Almir (PV), Gilson Moura (PV), Dr. Antônio Petronilo (PMDB), Adão Eridan (PR) e Miguel Weber (PV).

Em se confirmando esta tendência nas urnas, a coligação PMDB/PV/PR teria amplas condições de elevar a bancada atual, que conta com sete mandatos, sendo quatro do PMDB e três do PV.

A coligação liderada pelo PSB colocou quatro candidatos entre os 20 primeiros nesta nova equipe. São eles: Tomba (PSB), Larissa Rosado (PSB), Ezequiel Ferreira (PTB) e Gustavo Carvalho (PSB).
A coligação Força da União (DEM/PMN/PSDB) tem cinco nomes na lista, nesta ordem: Gesane Marinho (PMN), Dr. Leonardo (DEM), Ricardo Motta (PMN), Getúlio Rego (DEM) e Dibson Nasser (PSDB).

A coligação Coragem para Mudar, que agrega os partidos PDT e PCdoB, aparece com Flaviano Monteiro (PCdoB) e Agnelo Alves (PDT).

Disputa

A divisão dos candidatos por coligação é importante porque eles disputam as vagas entre si. Para saber se um candidato será eleito ou não é preciso primeiro saber do potencial eleitoral da sua coligação, ou seja, se vai atingir o quociente eleitoral, que é a quantidade mínima de votos para garantir uma vaga. Depois disso, busca-se dentro da coligação os mais votados.

De acordo com a votação de cada coligação, pode se eleger um ou mais candidatos. No caso da coligação PMDB/PR/PV, as pesquisas têm apontado potencial para eleger acima de oito estaduais. A tendência, no entanto, pode mudar durante a campanha, especialmente porque o voto proporcional é muito volátil e por vezes depende do tamanho da estrutura do candidato.

Indecisos

A evolução dos candidatos a deputado estadual está ligada principalmente à redução no número de indecisos. Enquanto na primeira pesquisa realizada em julho passado o número era de 61,4%, agora em agosto esse percentual caiu para 24,2%.

Isso se explica por causa da evolução da própria campanha, em que o eleitor vai conhecendo cada vez mais os nomes envolvidos.

Fonte: Correio da Tarde

2 comentários:

  1. Na realidade ele também foi votado para federal 0,2% portanto o correto do percentual de Kelps é 1,6%

    ResponderExcluir
  2. Kelps foi lembrado também para federal, calma elitor quem sabe no futuro ele com sua brilhante carreira que vai se inciar agora possa ser federal no lugar de Joao Maia, vou ficar feliz em ver o deputado de Pinheiro ajudando Apodi e calando a boca de muita gente aqui.....

    ResponderExcluir