quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Deu no Correio da Tarde: Transporte escolar sucateado ameaça vida de estudantes



Continua o descaso da gestão da prefeita Goreti Pinto com os estudantes de Apodi. Segundo denúncias, a prefeitura estaria colocando centenas de vidas em risco todos os dias pelas estradas da região ao utilizar veículos irregulares no transporte de estudantes. Os alunos do município estariam sendo obrigados a trafegar em carros sem as mínimas condições de uso. Além de utilizar veículos sucateados, os estudantes universitários, que se deslocam para centros como Mossoró e Patu, passam até três horas dentro em situação de desconforto, em carros que apresentam constantes problemas mecânicos.

Segundo informações dos próprios estudantes, confirmadas por Roberto Fernandes, que fotografou os veículos, a maioria dos carros tem mais de 10 anos de fabricação. Segundo denúncia de um servidor, que pediu para não ser identificado por medo de represálias, praticamente todos os veículos disponibilizados para o transporte de estudantes estão em situação precária. Tem sido comum ver veículos parados na BR 405 ou nas estradas vicinais com problemas mecânicos, com vários passageiros esperando outro ônibus.

Recentemente, estudantes tiveram que viajar em um ônibus que estava com a suspensão quebrada. O veículo pendia para lado esquerdo e mesmo assim, o motorista insistia em realizar o percurso de cerca de 80 km, segundo disseram estudantes.

Segundo apurado, os condutores precisam parar na BR para pegar estudantes que residem na zona rural. Com a falta de iluminação adequada nos veículos, é grande o risco para a vida dos estudantes. O problema é maior por praticamente não existir fiscalização nas estradas por parte da Policia Rodoviária Federal.

Dentro dos veículos a situação seria ainda pior. Os encostos das cadeiras já não existem mais, o apoio para os braços estão sem a capa deixando o ferro visível, iluminação pendendo no teto e as poltronas encardidas não possuem o cinto de segurança, sem falar que os mesmos não possuem mais ar-condicionado. Para piorar, na grande maioria dos ônibus as janelas de emergência estão lacradas e as portas segura por pedaços de arame.

Durante o momento que eram feitas as fotos para ilustração da matéria para o blog Foco News, o subsecretário responsável pelos transportes do município de Apodi, identificado como 'Reginaldo', abordou o blogueiro e tentou impedir a realização do trabalho. "Você não pode tirar fotos aqui não, com a permissão de quem você está fotografando o ônibus?" foi à frase usada por 'Reginaldo' na presença dos professores que utilizavam o transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário