sexta-feira, 15 de julho de 2016

A Convite Funasa/RN participou de Audiência Pública no município de Porto do Mangue

A Audiência Pública, serviu para esclarecer a população sobre a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), que está em implantação no município.

Atendendo um convite da Câmara de Vereadores do município de Porto do Mangue,  localizado á 192 Km. de Natal, a Superintendência Estadual da Funasa/RN (Suest/RN), participou de uma Audiência Pública, no dia 30 de junho (quinta-feira), para discutir a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), por do convênio TC/PAC 0213/2014, assinado entre a Suest/RN e o município. A Suest/RN, foi representada pela Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), por meio do engenheiro Erivaldo Mesquita.

Como a obra já está em plena execução surgiram alguns questionamentos por parte da população e dos vereadores. Na oportunidade foi esclarecida aos presentes as várias etapas do projeto, desde as discussões prévias envolvendo o Conselho Municipal de Saúde, passando pela  aprovação do Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Idema), até a aprovação final pelos técnicos da Suest/RN, em Natal. Foi esclarecido, ainda, que o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), em implantação no município é do tipo compactado, que segundo o engenheiro Erivaldo Mesquita - em seu relatório - ocupa uma área de 300 metros quadrado, ao invés de uma área de 20 a 30 hectares normalmente utilizado no sistema convencional, afirma o engenheiro no seu relatório. 

Um dos questionamentos era quanto a qualidade da água, após o passagem pela ETE e jogado nos rios, córregos canais, etc., os técnicos presentes esclareceu que o nível de pureza da água fica na ordem de 96% a 98%. 

Estiveram presentes ao evento vereadores, representantes da sociedade organizada, da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), da empresa construtora, da Suest/RN, dentre outros.

Para o engenheiro Erivaldo Mesquita, o evento foi de muito elucidativo, uma vez que foram discutidos detalhes do projeto de esgotamento sanitário no município e eliminado qualquer tipo de dúvida sobre o sistema em execução.
            
Já  o Chefe da Diesp, Emanuel Gurgel Linhares, disse que "este tipo de debate com a sociedade é importante para esclarecer o trabalho desenvolvido por nossa Instituição e conscientizar da importância do saneamento para a saúde da população".

Israel Lucas de Souza – Jornalista DRT/RN 1004   
(84)3220.4767 / (84)9.9957.1661

Nenhum comentário:

Postar um comentário