terça-feira, 22 de março de 2016

No dia mundial da água audiência publica debate perenização dos Rios Apodi e Umari


O auditório Benevenuto José de Paiva da Câmara Municipal de Apodi, realizou na manhã desta terça-feira 22, um audiência publica, com o propósito de apresentar a sociedade das cidades de Apodi, Felipe Guerra e Caraubas, o projeto técnico de perenização dos Rios Apodi e Umari, através de um projeto topográfico feito pela AGROVALE, em parceria com DNOCS e outras associações.

Os principais impactos detectados ao longo dos mananciais foram os seguintes: Assoreamento e desmatamentos as margens dos rios, desmatamento da mata ciliar, acumulo de lixo em “cisqueiros”, nas comunidades ribeirinhas, construções de barramentos sucessivos, seca e estiagem prolongada ao longo dos anos, ausência de programas de recuperação das áreas degradadas, entre outras.

Participaram da audiência os presidentes das Câmaras Municipais de Apodi Junior Carlos, de Caraubas Edson Morais (Pelé) e Salomão Gurgel de Felipe Guerra, com demais vereadores das cidades oestanas, representantes do DNOCS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, secretários municipais das três cidades, Colônias de Pescadores de Apodi e Caraubas, representantes do DNOCS entre outros.

A proposta do projeto visa a integração dos mananciais localizados ao longo desses rios, a partir das águas da Barragem de Santa Cruz através de gravidade, abastecendo mananciais, córregos e lagos ao longo do Vale do Apodi, e ainda as cidades de Caraubas e Felipe Guerra.

“Esse projeto beneficiará inúmeras pessoas ao longo deste curso das três cidades, sem conflito de terras, sem desapropriação, todos querem alcançar esse objetivo, somando forças e sem bandeiras para que isso saia do papel e beneficie esses moradores ao longo desses mananciais”, afirmou o engenheiro agrônomo Damião Inácio.

4 comentários:

  1. Projeto de alta relevância para o aumento do potencial hídrico dos municípios de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas.PARABÉNS pela dinâmica equipe autora da elaboração e execução do imprescindível projeto.

    ResponderExcluir
  2. Que esse imprescindível projeto não sofra interferência nem ingerências de caráter político-partidário, pois desvirtua e inviabiliza com as amarras do atraso proposital.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns e um belo projeto

    ResponderExcluir